TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UMA RESIDÊNCIA COM BLOCOS DE CIMENTO

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.592 Palavras (15 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)[pic 1][pic 2]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (DCET)

COLEGIADO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (COLEP)

JAMILLE CHAUÍ

JOÃO PAULO

PRISCILLA LOPES

RITA MONIZE

VICTOR FERREIRA

PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UMA RESIDÊNCIA COM BLOCOS DE CIMENTO

Trabalho solicitado pelo professor Ruan Moura, como cumprimento das atividades da disciplina Processos de Construção e Edificações.

ILHÉUS – BA

2014

PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UMA RESIDÊNCIA COM BLOCOS DE CIMENTO

  1. INTRODUÇÃO

O crescimento da competitividade e da complexidade dos projetos em construção civil vem demandando das construtoras a aplicação de melhores práticas de gestão.  Dessa forma, as práticas de gestão de projetos vêm ganhando cada vez mais importância dentro das organizações.  Segundo Prado e Archibald (2007), dominar a arte de executar projetos se tornou uma das necessidades de sobrevivência e progresso da empresa moderna. O gerenciamento de projeto tem como objetivo determinar um processo estruturado e lógico para operar eventos que se caracterizam pela complexidade e dinâmica ambiental. De acordo Drucker (1998), o trabalho por projetos é o futuro das organizações.

Na construção civil, dentre os diversos tipos existentes, daremos importância a alvenaria estrutural. Esta é um sistema construtivo tradicional que tem a finalidade de resistir ao carregamento da edificação, tendo as paredes função resistente. A remoção de qualquer parede fica sujeita a análise e execução de reforços.

E para se ter um bom projeto a Alvenaria Estrutural não pode ser vista meramente como um conjunto de paredes superpostas, resistindo o seu peso próprio e outras cargas adicionais. Deve ser compreendida como UM processo construtivo racionalizado, projetado, calculado e construído em conformidade com as normas pertinentes, visando funcionalidade com segurança e economia.        
No que diz respeito à execução das alvenarias, têm-se diversos tipos de elementos que podem ser utilizados para a execução das paredes, dentre os quais destacam-se os blocos de concreto. Estas são, normalmente, peças retangulares, fabricadas com cimento, areia, pedrisco, pó de pedra e água; são vazados, no sentido da altura, com maior resistência compressão.  Em relação ao acabamento, os blocos de concreto podem ser para revestimento (mais rústico) ou aparentes.

  1. PROJETO
  1. Finalidade

A presente especificação tem por finalidade descrever de forma clara, os serviços a serem executados e materiais a empregar, definindo Normas e Condutas Técnicas a serem observadas, na construção da residência, conforme segue nos itens abaixo.

2.2 Objeto da Obra

Construção de uma residência no prazo de trinta (30) dias, destinada a abrigar indivíduos/famílias, com 92,4 m² de área de construção, com 1 pavimento.

2.3 Características do Projeto

  • Residência com um pavimento.
  •  Quanto ao aspecto estrutural, a residência é composta por blocos estruturais de concreto.
  • O revestimento interno em áreas molhadas é constituído por cerâmicas e nas demais, pintadas com tinta acrílica.
  • A residência possuirá 1 suíte, 1 dormitório, 1 banheiro social, área de serviço, cozinha, sala de estar, varanda e Hall.

Tabela 1- Especificações do projeto

Especificações do projeto

Pé direito

2,7 m

Espessura da laje

0,10 m

Espessura da parede

0,15 m

Espessura do contra piso

0,05 m

Piso porcelanato

0,02 m

Reboco geral

0,02m

Revestimento interno (áreas molhadas)

Cerâmica

Revestimento interno

Pintura

Revestimento externo

Pintura

Parede de alvenaria estrutural

Blocos de concreto

Residencial

  1. Pavimento

  1. ALVENARIA COM BLOCOS DE CONCRETO

3.1 Alvenaria Estrutural

É um sistema onde é dispensado o uso de vigas e colunas, que transportam as cargas de forma concentrada, substituindo por blocos com capacidade para resistir a compressão, que são capazes de transmitir o seu próprio peso, o peso das lajes e as cargas de pavimentos superiores até a fundação.

  1. Elementos Constituintes:
  • Blocos vazados de concreto com função estrutural

Os blocos são elementos vibro prensados e constituídos de uma mistura de cimento Portland, agregados e água. Devem apresentar um aspecto homogêneo e compacto, com arestas vivas, sem trincas e textura com aspereza adequada à aderência de revestimentos. Com relação as dimensões, pode-se classificar os blocos em dois grupos distintos: blocos modulares (com comprimento igual a duas vezes a largura mais a junta) e blocos não modulares.

  • Argamassa

A principal função é solidarizar os blocos pela transferência de esforços e acomodar as deformações transmitindo as tensões de forma uniforme de uma unidade a outra, geralmente possui de 70% a 100% da resistência do bloco, não afetando o prisma. A espessura da junta horizontal deve ser igual a 1 cm valores inferiores podem ocasionar concentração de tensões e no caso de valores maiores levam a uma diminuição na resistência da parede.

  • Grout

Concreto constituído de agregado de pequena dimensão e relativamente fluido utilizado para solidarização das armaduras com os blocos e também, simplesmente, para aumento da capacidade portante das paredes.

  • Armaduras

Elemento que absorve os esforços de tração e cisalhamento do conjunto estrutural, ou simplesmente como função de amarração para garantir o trabalho conjunto com o restante da alvenaria.

3.2 Alvanaria de Vedação

3.2.1. Elementos Constituintes:

A alvenaria de vedação racionalizada, ou seja, aquela que utiliza blocos de concreto, é caracterizada por utilizar de blocos de melhor qualidade, possuir um projeto e planejamento da produção no canteiro de obras, realizar treinamento na mão-de-obra, utilizar blocos compensadores com o intuito de evitar a quebra, reduzir desperdícios de materiais e melhorar as condições de organização no canteiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (706.6 Kb)   docx (723.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com