TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto

Artigos Científicos: Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2012  •  2.218 Palavras (9 Páginas)  •  3.002 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

O conteúdo deste trabalho aborda a MAGAZINE LUÍZA como sendo uma das três maiores redes de comércio varejista de móveis e eletrônicos do país, descreve sua constituição e origem, além de operações as quais se dedica. Aborda aspectos sobre seus principais concorrentes, porte da empresa, processos gerenciais e administração de seus recursos materiais.

Através de seu comprometimento e crença nas pessoas, o foco central do MAGAZINE LUÍZA é o cliente, proporcionando a realização de sonhos e o bem estar comum.

Palavras-Chave: Competitividade, Rentabilidade, Comércio Varejista, Qualidade, Agilidade, Comprometimento, Negócios e Felicidade.

ABSTRACT

The content of this work discusses the MAGAZINE LUÍZA as being one of the three largest networks of retail furniture and electronics, describes their Constitution and origin, in addition to operations which are dedicated. Discusses aspects of its main competitors,

INTRODUÇÃO

Este trabalho objetiva apresentar os resultados obtidos na pesquisa realizada junto à empresa de comércio varejista Magazine Luíza, no intuito de explorar as disciplinas estudadas no 1º bimestre do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Paulista para a execução do Projeto Integrado Multidisciplinar I.

Abordaremos dentro do contexto da empresa, as disciplinas Fundamentos da Administração, Recursos Materiais e Patrimoniais e Técnicas de Informática.

A administração pode ser considerada uma ciência relativamente nova, em fase de consolidação, mas as empresas reconhecem sua extrema importância no mercado competitivo atual.

O propósito da área de Recursos Humanos dentro da empresa é expressar e aplicar a habilidade de educar, desenvolver, capacitar, reconhecer e integrar pessoas, promovendo a qualidade de vida e buscando criar um ambiente de trabalho propício à evolução humana e à produtividade.

Todas as áreas da empresa possuem uma ligação direta com o cliente, pois o mesmo é considerado o centro de todas as operações.

Trata-se de uma empresa que elabora programas e atividades para o desenvolvimento de uma política de responsabilidade social frente à comunidade.

1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

2.1. Denominação e Forma de Constituição

Fundado em 16 de novembro de 1957 em Franca/SP, por Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato; adquiriram uma pequena loja que vendia eletrodomésticos e móveis chamada A Cristaleira. O nome do novo negócio foi logo substituído, através de um concurso, e surgiu o primeiro Magazine Luiza, já com uma proposta de interatividade e proximidade com o consumidor.

Em 1966 ocorreu a ampliação da primeira loja, que já tinha 500 metros quadrados, e a entrada de dois novos sócios. Quase uma década mais tarde, em 1974, a empresa inaugurou sua primeira grande loja de departamento, que recebeu o nome de Loja Número 1, com mais de 5.000 metros quadrados. Em certo momento, o casal decidiu convidar outros parentes para integrar o negócio e, com dinheiro em caixa, abriram filiais. Uma puxou a outra e, ao final de duas décadas, a empresa contava com 30 lojas.

A Magazine Luíza é uma rede de lojas de departamentos do comércio varejista de produtos como: refrigeradores, televisores, fogões, móveis, utensílios domésticos em geral, entre outros.

Inicialmente a Magazine Luíza era uma Sociedade Anônima Fechada, porém foi publicado em 01 de Março de 2011 a abertura de seu capital sendo considerada uma empresa de grande porte presente em 7 estados brasileiros.

Contando com mais de 610 lojas (virtuais e tradicionais), distribuídas em mais de 350 cidades de 7 estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

A empresa é constituída por 16.000 funcionários, incluindo parte administrativa.

2.2. Principais Produtos:

* Lar (móveis, presentes, cama mesa e banho e bebê),

* Lazer (hobby, “fitness”, cine-foto e brinquedos),

* Eletrônicos (som e imagem),

* Eletrodomésticos (linha branca),

* Telemática (telefonia e informática), entre outros.

2.3. Principais Fornecedores, Insumos, Matérias-Primas e Serviços Fornecidos

O Magazine Luíza possui uma parceria eficaz com seus fornecedores, já que para garantir satisfação total a nossos clientes, devemos começar com uma grande relação de amizade e parceria com as empresas que fornecem nossos produtos.

* As principais empresas fornecedoras são:

- AMERICANFLEX- ARNO- BLACK & DECKER- CALOI- CCE- CLARO- COLOR VISÃO- DAKO- ELECTROLUX- ESTRELA- ITATIAIA- LATINA | - MOVELAR- MULTIBRAS- NIGRO- PANEX- PANASONIC- PHILIPS- SONY- SUNDOWN- TRAMONTINA- VIVO- WALITA |

* Matéria-Prima utilizada:

Algodão, Aço, Madeira, Plástico, Ferro, Metal e outros.

* Serviços por eles fornecidos:

Colchão, geladeira, cama, celular, guarda-roupa, armário entre outros.

O cliente alvo do Magazine Luíza se percebe majoritariamente no sexo feminino, com mulheres, em sua maioria, de 41 a 50 anos de idade e com perfil de compra bem decidido.

Para as lojas convencionais e/ou virtuais, o público compreende basicamente as Classes CD, com homens e mulheres acima de 25 anos. Para o Site há diferenciação: Classes AB, com homens e mulheres de perfil mais jovem: entre 20 anos.

2.4. Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um

Ponto Frio - através de suas 456 lojas nos principais estados do país, comercializa de forma rentável, produtos das melhores marcas e serviços associados. Possui 7 centros de distribuição em PR,RJ,SP,BA,MG,RS com sistemas de informações integrados às lojas, permitindo uma gestão eficiente dos estoques da Companhia. Sua estratégia de diferenciação em relação à concorrência não se resume somente ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com