TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM

Por:   •  25/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PROJETO DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM III

                                                                Guilherme Henrique Silva

LAVRAS – MG

2016

1-SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO

A Irrigação por gotejamento teve início na Inglaterra, nos anos 40, mas só se desenvolveu como tecnologia comercialmente viável na década de 60, nos Estados Unidos e Israel, como lançamento dos plásticos de polietileno (Cultivar Máquinas, 2001).

O gotejamento é constituído por emissores, designados de gotejadores, através do qual a água é aspergida. Ele deve ter um orifício pequeno, para possibilitar pequenas vazões, variando de 2 a 20 L/h e uniformes, evitando entupimentos, e, ou, então possuir mecanismos de limpeza, tendo custo acessível e durabilidade. (Mantovani, Bernardo e Palaretti, 2009)

O tipo de gotejador a ser utilizado varia com a vazão requerida, a eficiência do sistema de filtragem e a qualidade da água de irrigação. Eles podem ser inseridos sobre o tubo de polietileno (gotejadores de longo percurso), dentro da linha (gotejadores) e moldados na tubulação de polietileno (fita gotejadora) (Mantovani, Bernardo e Palaretti, 2009)

O espaçamento entre os gotejadores irá variar, ao longo da linha, com a cultura a ser irrigada, isto é, espaçamento e a disposição na área. Eles podem formar um bulbo molhado, recomendado para culturas espaçadas ou uma faixa molhada contínua, indicado para menor espaçamento (Mantovani, Bernardo e Palaretti, 2009)

Tendo como vantagens maior qualidade e rendimento, conservação da água, flexibilidade de trabalho, insumos de baixo custo, conservação de energia, menos doenças, menos ervas daninhas invasoras e eficiência em solos difíceis. Já como desvantagens, custo inicial maior que de outros, orifício pode obstruir com água suja e a má germinação de algumas culturas (Cultivar Máquinas, 2001).

Pode-se projetar um sistema deste tipo para qualquer tamanho, tendo todos componentes principais similares, sendo eles: bomba, filtros, reguladores de pressão, válvulas e como citado acima, a fita de gotejo. Um componente opcional, porém recomendável, é um subsistema de injeção de produtos agroquímicos e fertilizantes, costuma-se também instalar em sistemas tecnicamente avançados, reguladores automáticos de válvulas, medidores de fluxo e sensores de umidade. (Cultivar Máquinas, 2001).

Assim este projeto tem como intuito desenvolver um projeto de irrigação por gotejamento da cultura de tomate, afim de concluir a disciplina de Irrigação e Drenagem III na Universidade Federal de Lavras, indicando tubos, válvulas, regulares de pressão a serem colocados e a bomba a ser instalada na propriedade.

2- OBETIVO

O memorial descritivo tem como finalidade a descrição de um sistema de irrigação por gotejamento, como finalização das disciplinas iniciais de Irrigação cursadas durante o curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras.

O presente memorial descritivo tem por finalidade descrever o projeto de um sistema de irrigação por gotejamento, necessário para conclusão da disciplina Irrigação 3 na Universidade Federal de Lavras.

3- CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO

Primeiramente, para dar início ao projeto de Irrigação, precisamos saber o local que será implantado o projeto, um programa gratuito que ajuda na captura destes dados é o Google Earth. Onde através das coordenadas do local, localizamos o ambiente a ser estudado.

 O local de implementação do projeto de Irrigação, será na cidade de Ingaí-Minas Gerais, na fazenda Vargem grande. Com as seguintes coordenadas do ponto de captação: Latitude 21°24’35.36’’S e Longitude 44°59’17.58’’ e do centro da área: Latitude 21°24’35,97’’S e Longitude 44°59,8’ e 22’’, como apresentado na imagem abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (695.9 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com