TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE OTIMIZAÇÃO MOTORES HERCULES

Por:   •  15/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE OTIMIZAÇÃO MOTORES HERCULES

Redução Oxidação

Acadêmicos:

Leonel Freitas Lessa

Natalia da Rosa Denzer

Régis Chrystian da Silva

Professor Orientador: Guilherme Perin

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Engenharias Ambiental/Civil

RESUMO

A corrosão está presente nos materiais metálicos em geral e, em especial, envolvidos nas diversas atividades industriais. A deterioração destes é causada pela interação físico-química entre o material e o meio corrosivo, onde causa grandes problemas nas mais variadas atividades. Para evitar as perdas dos materiais de elevado uso industrial, são utilizadas técnicas anticorrosivas que incluem os revestimentos da camada, este projeto tem como finalidade apresentar uma solução pratica e eficaz para solucionar o problema de oxidação.

1 INTRODUÇÃO

A empresa Hercules Motores que visa o melhor desempenho de seus motores, trabalha buscando novas tecnologias e melhor qualidade em produção.

Sempre buscando e criando produtos inovadores, visando atender as necessidades do mercado de forma a galgar novos espaços nesse ramo competitivo.

Com sua equipe de engenheiros formados em diversas áreas do seu ramo de atuação, trabalhando para otimizar ao máximo seus produtos, minimizando todo e qualquer prejuízo ou falha de processo seja ele em ambiente de criação, produção, ou logística.

Visando isso, adentramos a ideia desse projeto, a otimização de um problema que além de melhorar a qualidade de seus produtos irá render lucratividade e melhor logística na negociação de seus produtos sendo em grande maioria a exportação.

Para obtermos tal qualidade e redução de custos, foi abordada a seguinte solução para o problema de oxidação dos rolamentos dos motores.

Os rolamentos em questão passariam por um processo químico de anti-oxidação para reduzir e eliminar o problema de atritos nos rolamentos devido a oxidação ambiente, sejam tratados ante, ou pós processo. Que serão descritos no decorrer do projeto.

2 A CAUSA PROBLEMA

Quando a peça gera algum problema, o motor pode apresentar problemas além de somente a falha do rolamento. Desde falhas prematuras a problemas inesperados é importante evitar tais ocorrências, para não haver prejuízo à maior do que se somente fosse a peça em questão, para assim obter um rendimento satisfatório da peça aplicada. Frequentemente, problemas ocorrem, porem podemos evitar as falhas prematuras as quais podem ocorrer por oxidação.

Na oxidação, existem causa solúveis para que o mesmo reaja;

 Contato com a agua;

 Metal de baixo nível;

 E a principal causa, a de perda de elétrons para o oxigênio, (ou umidade do ar)

O local onde os motores ficam dispostos na empresa Hercules é situada por uma grande área aberta, grande precursora e propensa a entrar em contato com a umidade do ar, o que acaba fazendo com que o rolamento sofra grande perca de elétrons para o oxigênio causando a corrosão da peça. A corrosão pode ser resultado de diversos processos químicos. O exemplo mais comum é a corrosão de metais por oxidação. Na oxidação de metais ocorre a formação de óxidos metálicos. Então, na corrosão de um metal por oxidação, há a formação de óxidos do metal. É o caso da corrosão do cobre em presença de ácido nítrico ou do aço de uma ponte em presença do oxigênio do ar. A ferrugem nada mais é do que um caso particular de óxido metálico formado pela

corrosão do ferro quando em contato com o oxigênio do ar como vista na imagem abaixo:

Figura 01 – Rolamento oxidado devido ao ambiente

3 PROJETO SOLUÇÃO

A ideia consiste no tratamento químico da peça, onde será projetado sobre a mesma uma quantidade equivalente de uma solução antioxidante em cada rolamento que irá ocorrer da seguinte maneira:

Com a peça em estoque de matéria prima a mesma passa por um processo de choque anticorrosivo que é um composto de dois componentes que formam um conjunto. Este conjunto funciona como uma barreira que controla a oxidação e evita o ataque de fatores externos. Os componentes de um sistema anticorrosivo têm, em primeiro lugar, a função de fornecer ao sistema a aderência suficiente para o substrato, além de agir como um inibidor de corrosão catódica (devido à sua elevada proporção de zinco). O acabamento, que consiste em uma película ou camada, complementa o sistema e fornece uma alta resistência ao ataque do meio ambiente, o processo pode ser feito por um operador com um jato spray.

Figura 02 – Jateamento de proteção

5 EQUIPAMENTOS NECESSARIOS

Para a execução desse projeto serão necessários os materiais abaixo:

I. Pistola - de pulverização sem ar/pintura eletrostática; II. Cabeamento pneumático; III. EPI – para o operador; a) Óculos b) Mascara c) Luvas d) Capa de raspa IV. Mesa de aplicação; V. Produto Antioxidante,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com