TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DO LEAN OFFICE NOS PROCESSOS DE DETALHAMENTO DE PROJETOS DE MOTORES ELÉTRICOS.

Por:   •  9/2/2017  •  Artigo  •  7.234 Palavras (29 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 29

APLICAÇÃO DO LEAN OFFICE NOS PROCESSOS DE DETALHAMENTO DE PROJETOS DE MOTORES ELÉTRICOS

Acadêmica Natasha Cristina de Souza *

Professor Orientador Mauricio Lemos Cardoso **

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo a apresentação da metodologia Lean Office aplicada na área de Engenharia de Produto na atividade de detalhamento de projeto de motores elétricos customizados, que através da utilização de ferramentas Lean como o VSM, padronização, 5S, layout contínuo e qualidade na fonte pretendem reduzir o lead-time destes projetos e aumentar a produtividade na área da Engenharia. Através desse trabalho as eficiências dessas ferramentas foram identificadas e com isso tornou possível utilizar a filosofia Lean em outras áreas administrativas da empresa, conseguindo assim um ganho na produtividade o que resultou na satisfação dos clientes internos e externos da empresa.

Palavras Chave: Produtos customizados, Engenharia, Lean Office, Produtividade, Lead-time.

ABSTRACT

This paper aims to present the Lean Office methodology that is applied in Product Engineering area with the detailed activity in custom electric motors project, which through the use of Lean Tools such as VSM (Value Stream Mapping), current state map, future state map, standardization, 5S Technique (Sort, Set in order, Shine, Standardize, Sustain) and the Quality at source aims to reduce the lead-time of these projects and increased productivity in the field of Engineering. Through this work efficiencies that tools were identified and thus makes it possible to use such tools in other administrative areas of the company thereby achieving a gain in productivity which results in the satisfaction of internal and external customers of the company.

Keywords: Customized Products, Engineering, Lean Office, Productivity, (Manufacturing) Lead-time.

1. INTRODUÇÃO

O diferencial competitivo das empresas em um mercado cada vez mais exigente e globalizado é a qualidade, que tem se tornado um fator obrigatório e de extrema importância para o sucesso de qualquer organização. Com o crescimento da indústria e com o aumento da competitividade, sai na frente quem tem melhores condições de produção e de qualidade no serviço ou produto oferecido.

Segundo Abraman (2011) A indústria nacional tem passado por grandes desafios com a globalização dos mercados, os progressos tecnológicos dos países desenvolvidos estão cada vez maiores, alta competitividade com baixo custo de produção dos países asiáticos, a inconstância do mercado europeu entre outras, faz com que a busca pela inovação de produtos e processos seja uma constante dentro das organizações. Portanto, seguindo fielmente nesses desafios, a indústria nacional busca melhorar seus recursos para aumentar seu desempenho, buscando o defeito zero, baixo custo de produção.

A aplicação dos conceitos lean em áreas administrativas em escritórios, recebe o nome de Lean Office. A aplicação desses conceitos são importante já que 60% a 80% dos custos envolvidos para atender os pedidos de um cliente é de responsabilidade da área administrativa (Tapping; Shuker, 2010).

O objetivo deste trabalho é a aplicação da filosofia Lean a um ambiente administrativo de Engenharia de projetos. Dentro desta filosofia a ferramenta que mais se aproxima do que se pretende aplicar é o Lean Office, pois concilia e utiliza técnicas de Lean para ambientes administrativos. O intuito desse trabalho é reduzir o lead-time no detalhamento de projetos evitando o atraso na entrega do produto ao cliente final, evitando assim perdas financeiras para a empresa por ociosidade fabril e ainda estabelecer rotinas novas com o objetivo de aumentar a produtividade da área de Engenharia.

Segundo Womack (2004) O maior defensor da análise da eliminação de desperdícios foi o executivo da Toyota Taiichi Ohno, que através de pesquisas identificou os 7 principais desperdícios e deu início ao “pensamento enxuto”. Essa ideia enxuta procura apresentar valor, encontrar a melhor forma de organizar as atividades que geram valor e conseguir realizar essas atividades.

Por meio disso será feito o estudo para eliminar as atividades que não agregam valor, procurando assim estabelecer práticas que tornem possível melhorar o lead-time, aumentar a produtividade, atender os pedidos de vendas e fazer com que a fábrica utilize toda a sua ocupação possível.

A aplicação de um bom sistema de garantia de qualidade aliado a um sistema de planejamento e controle da produção eficiente é capaz de garantir prazos de entrega reduzidos, e tem como um de seus resultados a redução dos custos. Esta necessidade de redução de custos levou empresas no mundo todo a implantar programas de melhoria, baseados no lean manufacturing, como no caso da Engenharia da Motores onde foi aplicado o Lean office.

Este direcionamento estabelece que tudo o que se passa em uma empresa pode e deve ser melhorado, de uma forma contínua e com baixo custo. No ambiente competitivo que as empresas estão inseridas, é necessário mudar constantemente, aprimorar e buscar diferenciais acima de tudo. Consumidores exigentes esperam uma qualidade maior dos produtos e serviços em relação ao preço que estão dispostos a pagar por eles.

A justificativa para o trabalho baseia-se no fato que a área de Engenharia na qual se quer aplicar o Lean Office é responsável por uma linha de produtos que apresenta alta demanda mundial ligadas a boas margens de venda e lucratividade. O alto índice de customização e curto prazo de entrega são os diferenciais do mercado que podem ser uma vantagem competitiva principalmente no mercado externo. A implantação do Lean Office facilitará o processo de detalhamento de projetos elétrico e mecânico, pois permitirá a eliminação de desperdícios e atividades que não agregam valor no processo, gerando assim resultados positivos para a Engenharia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com