TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR LOJÃO DE ELETRODOMÉSTICOS RIO DO PEIXE LTDA

Casos: PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR LOJÃO DE ELETRODOMÉSTICOS RIO DO PEIXE LTDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

CLÉRIO MARCOS NUNES / RA – 1400545

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

LOJÃO DE ELETRODOMÉSTICOS RIO DO PEIXE LTDA

Piancó-PB

2014

CLÉRIO MARCOS NUNES / RA – 1400545

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR LOJÃO DE ELETRODOMÉSTICOS RIO DO PEIXE LTDA

Projeto integrado apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Financeira da UNIP – Universidade Paulista Pólo Piancó - PB, como requisito parcial para aprovação na referida disciplina.

Piancó-PB

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................... 05

2. FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA..................................... 07

2.1. AS PRÁTICAS EMPRESARIAIS DO GRUPO................................... 07

2.2. CONTABILIDADE............................................................................... 08

2.3. ESTATÍSTICA APLICADA.................................................................. 08

3. CONCLUSÃO......................................................................................... 10

4. REFERÊNCIAS...................................................................................... 11

5. ANEXOS ................................................................................................ 12

5

RESUMO

O presente trabalho mostra a realidade de uma empresa de médio porte, com razão social Lojão de Eletrodomésticos Rio do Peixe LTDA, apresentando seus pontos cruciais para elaboração de trabalhos que insistem em eficiência, agilidade, competência. Visando o estudo sobre as técnicas empresariais, seus recursos e sua estrutura para nos dar a visualização de como deve ser desempenhado um trabalho para uma carreira de sucesso no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Técnicas empresariais, Recursos e estrutura, Competência, Eficiência.

6

ABSTRACT

The present work shows the reality of a medium-sized company, with corporate Lojão Appliances Rio do Peixe LTDA, presenting your points crucial to the preparation of papers that insist on efficiency, responsiveness, competence. For the study on the business techniques, resources and structure to give us a preview of how a job should be performed for a successful career in the labor market.

Keywords: business techniques, resources and structure, competence, efficiency.

7

1.INTRODUÇÃO

As pequenas e médias empresas têm capacidade enorme de adaptação às necessidades do mercado. Podem tomar decisões rápidas e pontuais, reagindo de imediato às mudanças e exigências do mercado. Mas é na organização e no controle que reside a maior força das pequenas e médias empresas. Alguns empresários não descobriram isso ou acham que não depende, sobretudo, de um bom planejamento. Embora qualquer negócio ofereça riscos, é possível prevenir-se contra eles. O empreendedor, ao tomar conhecimento de seu perfil e escolher o ramo de atividade em que pretende atuar, irá planejar sua empresa observando o ambiente e as forças mobilizadoras responsáveis pelo seu sucesso: clientes, fornecedores, funcionários e comunidade onde a empresa se insere (ANTONIK, 2004).

O planejamento empresarial, denominado de Plano de Negócio, é indispensável. O empreendedor não pode abrir mão dessa importante ferramenta que irá ajudá-lo na tomada de decisão e iniciar a empresa. Com a elaboração do plano, o empreendedor deverá ter uma noção prévia do funcionamento de seu negócio em relação a: finanças, clientes, fornecedores, concorrentes (mercado) e organização necessária ao seu bom funcionamento. No momento de tomar decisões, não valem os “achismos”. As decisões devem sempre se basear em informações armazenadas, comprovadas e tabuladas nos sistemas integrados que compreendem a gestão de negócios (ANTONIK, 2004).

O atual contexto social e econômico caracteriza-se por demandar de grande parte das empresas uma crescente atenção com seus ativos intangíveis. Há algumas décadas, a competitividade de várias organizações estava ligada ao tamanho e complexidade de sua estrutura física. Hoje, aspectos como o conhecimento nelas desenvolvido e mantido, sua marca e valorização no mercado, e as pessoas que nelas trabalham podem se tornar diferenciais competitivos mais importantes do que os aspectos tangíveis. Nesta sociedade que Drucker (2000) chama de “Sociedade do Conhecimento”, a internacionalização dos mercados e as pressões por produtividade e

8

capacidade competitiva que as empresas vêm sofrendo, tornam cada vez maiores as demandas de produtividade, iniciativa, conhecimento e inovação sobre as pessoas. Estas sentem cada vez mais os efeitos de um novo ambiente de trabalho, onde se exige muito dos profissionais. Assim, a Qualidade de Vida no Trabalho passa a ser uma preocupação cada vez mais presente nas organizações (OLIVEIRA, 2005).

Nas organizações e instituições de ensino e pesquisa em Administração de Empresas, as pessoas são o objeto de trabalho e estudo da área de Gestão de Pessoas, mais tradicionalmente denominada Recursos Humanos. Esta é uma área que assume um papel cada vez mais de destaque nas empresas que sofrem mais fortemente a influência da concorrência global e acirrada. Mesmo nas empresas que não possuem um departamento específico, a função de gerir pessoas não deixa de ser executada, e ganha importância para se atingir os objetivos da organização (LIMONGI-FRANÇA, 2005).

A avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com