TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PUC Minas Segurança No Trabalho Atividade Aberta 06

Ensaios: PUC Minas Segurança No Trabalho Atividade Aberta 06. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1: Defina dose letal (DL 50) e concentração letal (CL 50) de uma substância.

A Dose Letal (DL 50) é a dose de uma substância química que provoca a morte de 50% de um grupo de certa espécie, quando administrada pela mesma via. A Concentração Letal (CL 50) é a concentração atmosférica de uma substância química que provoca a morte de 50% de um grupo de uma mesma espécie expostos, em um tempo definido.

Questão 2: O que é LER e quais são as características de seus estágios evolutivos?

LER é um termo que se refere a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores. Atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos.

O excesso de movimentos repetidos e contínuos pode ocasionar em LER devido à sobrecarga do sistema músculo-esquelético. O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER. Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos.

A LER também pode ser denominada como L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo).

• Grau 1: A dor aparece durante os movimentos ou com a postura inadequada que compromete um dado grupo muscular; cessando alguns minutos após o repouso. Por exemplo, dor no ombro ou parte anterior do braço, tendinite do ombro e tendinite bicipital respectivamente.

• Grau 2: nesse estágio a dor é mais persistente, bem localizada, podendo ser um pouco difusa ou irradiar para todo o braço, mas o quadro ainda é leve, exemplo:dor no punho Direito, tendinite do punho e tenossinovite de MSD.

• Grau 3: Doença grave, de difícil controle, doença arrastando por vários meses ou anos.Dor crônica que às vezes não cede com medicação nem com o repouso; dor espontânea que exacerba com certos movimentos e com o nervosismo.Pode haver perturbação do sono. A dor insuportável, às vezes, é precedida de formigamentos, pontadas, choques, agulhadas, queimação, perda de força na mão etc.

• Grau 4: Exemplos: SDR, Síndrome de Distrofia Reflexa, Ombro Congelado, etc; casos esses, bastante graves, onde o paciente nem mesmo consegue mexer com o ombro doente. A dor pode se tornar insuportável, e até atividades comuns da vida diária, como escovar dentes e cabelos, tornam-se impraticáveis. Nessa última fase, muitos pacientes recebem injeções de drogas potentes para aliviar a dor e alguns chegam até a passar por cirurgias, agravando ainda mais seus problemas.

Questão 3: Quais são os principais efeitos das substâncias tóxicas no organismo humano?

Pode-se definir risco tóxico como a probabilidade do organismo do trabalhador ser contaminado por alguma substância tóxica.

O efeito de um agente tóxico em um organismo é imediato quando a contaminação ocorre em um curto intervalo de tempo, geralmente nas primeiras 24 horas, ou mesmo instantaneamente, como no caso de queimaduras por ácido. Já os efeitos tardios são os que só vão ocorrerem depois de 24 horas. Esse tipo de contaminação geralmente é através do contato e exposição do trabalhador ao(s) agente(s) químico(s) nocivo(s) que não são muito nocivos à curto prazo, mas com o decorrer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com