TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 01 - Ciências Sociais PUC MINAS

Por:   •  11/7/2015  •  Seminário  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E GERENCIAIS

ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS

ATIVIDADE 01

1) P: O que significa dizer que o ser humano é o único ente histórico? E por que o fato de sermos históricos nos obriga a considerar o enfoque epistemológico quando estudamos ciências sociais.

R: O ser humano é o único ente histórico, devido ser o único ser que a cada geração altera o comportamento da geração anterior, em que a história é um processo de mutação constante, o que vale para a relação do ser humano com a natureza, lado material da cultura que envolve o trabalho, os instrumentos e as técnicas disponíveis em cada tempo, e também para as relações entre os homens, as hierarquias, os papéis sociais e as instituições. O fato de sermos entes históricos, nos obriga a considerar o enfoque epistemológico quando estudamos ciências sociais, pois ser histórico significa adotar formas de interpretação, valores e ações técnicas compartilhadas socialmente no tempo.

2) P: Aponte duas razões porque Maquiavel pode ser considerado o primeiro cientista social.

R: Maquiavel pode ser considerado o primeiro cientista social, pois ao que tudo indica, foi ele quem se deu conta pela primeira vez da fluidez da natureza humana, proporcionada pelo fato de sermos históricos, além de ter sido o primeiro homem a perceber a necessidade de considerar a contingência para pensar as sociedades humanas.

3) P: Aponte diferenças importantes entre o conhecimento mágico e o mítico. Aproveite para explicar por que não é possível fundar civilizações com o conhecimento mágico.

R: A magia se pauta em explicações isoladas, sem conceber a idéia de ordem universal, o mito relaciona tudo numa ordem universal, cada fenômeno faz parte de uma grande ordem, nada acontece por acaso.

Nos tempos míticos os deuses são parentes entre si e agem mediante uma ampla hierarquia da qual a natureza, os acontecimentos e o próprio homem são conseqüências, nos tempos mágicos negocia-se com os deuses e as forças sobrenaturais esperando-se ampliar nossos poderes sobre o mundo.

O nascimento de uma sociedade complexa cobra o nascimento de uma visão complexa do mundo, e nesse momento o mito se apresenta então como co-requisito das sociedades complexas, sendo impossível fundar civilizações fundadas no conhecimento mágico, já que a existência da ordem cósmica é fundamental para se produzir e manter uma ordem civilizatória.

4) P: Por que a modernidade é era da ciência? E como isso pode ser verificado no cotidiano?

R: Porque no mundo moderno só acredita-se nas explicações que tem aplicações. Uma teoria não é completa se ela não produz resultados práticos. O conhecimento científico é aquele que necessita traduzir para prática, toda a teoria. Nos tempos modernos, a ciência se torna o saber preponderante, a técnica passa a se pautar por uma teorização que a antecede e preconiza.

No cotidiano, o que observamos é que as pessoas só aceitam uma teoria como ciência, quando é possível comprová-la e justificá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com