TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padrão 802.11 N

Dissertações: Padrão 802.11 N. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

As redes sem fio IEEE 802.11, que também são conhecidas como redes Wi-Fi (Wireless Fidelity ⇐ este termo que designa o suposto significado de Wi-Fi e sua relação com o padrão IEEE 802.11, entram em contradição com o artigo Wi-Fi) ou wireless, foram uma das grandes novidades tecnológicas dos últimos anos. Atualmente, é o padrão de facto em conectividade sem fio para redes locais. Como prova desse sucesso pode-se citar o crescente número de Hot Spots e o fato de a maioria dos computadores portáteis novos já saírem de fábrica equipados com interfaces IEEE 802.11.

O IEEE aprovou oficialmente a versão final do padrão para redes sem fio 802.11n. Vários produtos 802.11n foram lançados no mercado antes de o padrão IEEE 802.11n ser oficialmente lançado, e estes foram projetados com base em um rascunho (draft) deste padrão. Há a possibilidade de equipamentos IEEE 802.11n que chegaram ao mercado antes dos lançamentos do padrão oficial serem incompatíveis com a sua versão final. Basicamente todos os equipamentos projetados com base no rascunho 2.0 serão compatíveis com a versão final do padrão 802.11n. Além disso, os equipamentos 802.11n possivelmente precisarão de um upgrade de firmware para serem 100% compatíveis com o novo padrão. As principais especificações técnicas do padrão 802.11n incluem: - Taxas de transferências disponíveis: de 65 Mbps a 300 Mbps. - Método de transmissão: MIMO-OFDM - Faixa de frequência: 2,4 GHz e/ou 5 GHz.

O 802.11n têm como principal característica o uso de um esquema chamado Multiple-Input Multiple-Output (MIMO), capaz de aumentar consideravelmente as taxas de transferência de dados por meio da combinação de várias vias de transmissão (antenas). Com isso, é possível, por exemplo, usar dois, três ou quatro emissores e receptores para o funcionamento da rede.

Para atender um dos objetivos principais do TGn em aprovar o padrão IEEE 802.11n era tornar a transmissão de dados em redes sem fio em níveis de redes locais, uma boa solução foi combinar os algoritmos de transmissão ao uso do MIMO (multiple input multiple output). Consistem em usar vários conjuntos de transmissores, receptores e antenas assim transmitindo os dados de forma paralela. MIMO é uma tecnologia que utiliza múltiplas antenas para transmitir mais informações do que é possível usando uma única antena. Uma maneira de fornecer isso é através do SDM (Spatial Division Multiplexing) que tem o objetivo de transmitir vários fluxos de dados independentes, transferidos simultaneamente dentro de um canal especifico. O SDM pode aumentar significativamente a taxa de transferência de dados como o número de fluxos de dados. Cada fluxo de dados requer uma antena direta no transmissor e o receptor. Além disso, a tecnologia MIMO requer um conversor de cadeia e analógico-digital de radio frequência separado para cada antena MIMO.

No padrão IEEE 802.11n quando definimos qual configuração iremos usar do MIMO, podemos ter nas placas de acesso as seguintes configurações:

- dois emissores e dois receptores (2x2);

- dois emissores e três receptores (2x3);

- três emissores e três receptores (3x3);

- quatro emissores e quatro receptores (4x4);

E nos pontos de acesso as seguintes configurações:

- 2x2 podem utilizar apenas duas antenas;

- 2x3 ou 3x3 precisam de três antenas;

- 4x4 precisam de 4 antenas;

Uma das configurações mais comuns neste caso é o uso de APs que utilizam três antenas () três vias de transmissão e STAs com a mesma quantidade de receptores. Somando esta característica de combinação com o aprimoramento de suas especificações, o padrão 802.11n é capaz de fazer transmissões na faixa de 300 Mb/s e, teoricamente, pode atingir taxas de até 600 Mb/s.

Em relação à sua frequência, o padrão 802.11n pode trabalhar com as faixas de 2,4 GHz e 5 GHz, o que o torna compatível com os padrões anteriores, inclusive com o 802.11a (pelo menos, teoricamente). Sua técnica de transmissão padrão é o OFDM, mas com determinadas alterações, devido ao uso do esquema MIMO, sendo, por isso, muitas vezes chamado de MIMO-OFDM. Alguns estudos apontam que sua área de cobertura pode passar de 400 metros. (Placa de Rede Ethernet)

Configuração da WLAN:

1- Antes de iniciar qualquer procedimento de configuração verifique se os

Cabos estão conectados conforme o diagrama de instalação abaixo:

Verifique o Status das luzes no painel do modem:

Descrição dos LEDs indicadores no painel frontal: (da Esquerda para a Direita)

W311R• POWER

Quando fica verde e sempre ON indica que o equipamento está com energia e está ligado.

• SYS

Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com