TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padre António Vieira

Dissertações: Padre António Vieira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 12

Escola Secundária Jerónimo Emiliano De Andrade De Angra Do Heroísmo

Padre António Vieira

Português-Bloco II

Aluna: Patrícia Melo

Professora: Isabel Rego

2013/2014

Índice

Biografia 3

Obras de António Vieira 4

Contextualização Histórica 6

1. A situação política vivida em Portugal no século XVII 6

2. O contexto religioso: 6

3. O contexto social: alguns traços marcantes da sociedade seiscentista: 7

4. O contexto cultural: a corrente estética designada por Barroco: 9

A pintura barroca 9

A escultura barroca: 10

A Literatura barroca: 10

Música barroca: 11

Análise temática do sermão de Santo Antônio aos Peixes, de Pe. Antônio Vieira 12

Bibliografia 16

Biografia

António Vieira (1608-1697) foi um religioso, escritor e orador português. Lutou contra a escravidão dos índios, numa época em que era normal ter escravos. Defendeu a liberdade religiosa, num tempo em que os suspeitos de heresia eram condenados pela inquisição. Entrou para a Companhia de Jesus e ainda noviço foi indicado para redigir a carta,com os relatos das atividades dos jesuítas, enviada anualmente a seus superiores em Lisboa.

António Vieira (1608-1697) nasceu em Lisboa, na rua do Cônego, próximo a Sé, no dia 6 de fevereiro de 1608. Filho de Cristóvão Vieira Ravasco e Maria de Azevedo. Seu pai era escrivão da inquisição e foi nomeado para o cargo de escrivão em Salvador e só em 1614 sua família veio para o Brasil. António Viera tinha 6 anos na época.

Foi no Colégio dos Jesuítas, em Salvador, o único na época, que António Vieira estudou. Em 1623 descobriu a vocação para o sacerdócio e entrou para a Companhia de Jesus. Em 1626, ainda noviço, se destacou nos estudos sendo indicado para redigir as atividades dos Jesuítas, em carta anual, remetida para os superiores em Lisboa.

António Vieira, de noviço passou a estudante de teologia. Fez curso de lógica, física, economia e matemática. Em 1627 começou a dar aulas de retórica em Olinda. Em 1633 começou suas pregações, visitando as aldeias indígenas, próximas da cidade. No ano seguinte se ordena sacerdote e em 1638, passou a dar aulas de teologia. Como pregador em cima de um púlpito, sua fama se espalhou, defende a colônia, se rebela contra a escravidão e clama pela expulsão dos holandeses em Pernambuco.

Em 1640, em Portugal, D João IV sobe ao trono, restaurando a monarquia, depois de sessenta anos de reis espanhóis. Em fevereiro de 1641, António Vieira parte para Lisboa. Em 1642 seus sermões já haviam conquistado o rei e a rainha D. Luísa. Torna-se o guardião da Coroa. Em seus sermões procura apoio para o rei diante de uma reunião com os representantes do povo, a nobreza e o clero, onde se votariam os tributos para a continuação da guerra com a Espanha.

Inicia-se em Portugal nessa época, uma disputa entre jesuítas e dominicanos. Os jesuítas propagavam a fé através da catequese, enquanto os dominicanos se propunham a defendê-la organizando os tribunais da Inquisição. António Vieira propõe anistia aos judeus e a volta deles para Portugal, uma vez que a maioria era comerciante e seriam de grande valor para o reino. Sugere a criação de companhias mercantis, uma Oriental e outra Ocidental.

António Vieira foi nomeado embaixador para negociar a paz com a Holanda, que recusava todas as propostas para retirar-se de Pernambuco. Viaja para Paris e em seguida para Holanda. De volta ao Brasil, segue para o Maranhão com o objetivo de libertar os índios injustamente cativos. Em 1661 foi expulso do Maranhão, pelos senhores de escravos que não aceitavam sua ideias. Voltou para Lisboa onde foi preso pela inquisição, que o acusou de heresia. Anistiado em 1669, viajou para Roma, quando foi absolvido pelo Papa em 1675.

Padre António Vieira abandonou definitivamente a Corte, voltou para Bahia, onde entre os anos de 1681 e 1694 dedicou-se a ordenar seus sermões para transformá-los em livros. Doente e quase cego, fez suas últimas pregações. Deixou mais de 200 sermões e 700 cartas.

Padre António Vieira morreu em Salvador, Bahia, no dia 17 de junho de 1697.

Obras de António Vieira

Sermão da Sexagenária

Sermão de Santo Antônio aos Peixes

Sermão do Mandato

Sermão de São Pedro

Sermão de São Roque

Sermão de Santa Teresa

Sermão de Todos os Santos

Sermão do Espírito Santo

Sermão de Nossa Senhora do Rosário

Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra a Holanda

Cartas

Arte de Furtar

Quinto Império

História do Futuro

Esperanças de Portugal

Contextualização Histórica

1. A situação política vivida em Portugal no século XVII

Ao longo dos três anos do domínio filipino após a morte de D. Sebastião em Marrocos, sem deixar sucessor para o trono português, a política castelhana foi desrespeitando os compromissos assumidos com Portugal (agora província castelhana). Esta situação criou instabilidade a todos os níveis, contribuindo para aumentar o número de sebastianistas.

Os focos de rebelião contra Castela terminaram a 1 de Dezembro de 1640, com a morte dos representantes do governo castelhano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com