TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paquimetro

Pesquisas Acadêmicas: Paquimetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  1.751 Visualizações

Página 1 de 5

Índice

1. Introdução pg 3

2. Definição pg 4

3. Características Construtivas pg 4

3.1. Elementos do Paquímetro pg 4

4. Tipos de Paquímetros pg 5

5. Aspectos Operacionais pg 7

6. Comportamento Metrológico pg 9

7. Aplicações Usuais do Paquímetro pg 10

Paquímetro

1. Introdução

O paquímetro, nome de origem grega que significa medida grossa, foi desenvolvido a partir da invenção do nônio ou vernier. Encontramos pela literatura que foi o Francês Pierre Viernier (1580-1637) que inventou o método de subdividir em partes menores uma determinada divisão. Este princípio é chamado de vernier ou nônio, sendo este último nome dado em memória a Pedro Juan Nunes (1492-1577) que inventou um dispositivo para medir frações de ângulos.

A graduação do nônio é feita com base da seguinte relação:

Sob uma escala com 10 graduações de 1 mm (A) foi colocada uma escala móvel com as mesmas 10 graduações (B), porém ocupando o espaço de 9 graduações da escala fixa, havendo portanto, uma diferença de 0,1 mm entre o primeiro traço da escala fixa e o primeiro traço da escala móvel. A diferença é de 0,2 mm entre os segundos traços de ambas as escalas; 0,3 mm entre os terceiros traços, e assim sucessivamente.

Posteriormente a escala móvel; foi ampliada para 20 graduações ocupando o espaço de 19 graduações da escala fixa, havendo portanto uma diferença de 0,05 mm entre o primeiro traço da escala fixa e o primeiro traço da escala móvel.

Foi criada ainda uma escala móvel com 50 graduações ocupando o espaço de 49 graduações da escala fixa, havendo portanto uma diferença de 0,02 mm entre o primeiro traço da escala fixa e o primeiro traço da escala móvel.

As diferenças acima mencionadas passaram a ser chamadas inicialmente de aproximação, sendo posteriormente chamadas de leitura do instrumento e atualmente são chamadas de resolução do instrumento.

2. Definição

O Paquímetro é o resultado da associação de: uma escala, como padrão de comprimento; dois bicos de medição, como meios de transporte do mensurando, sendo um ligado à escala e outro ao cursor; um nônio como interpolador para a indicação entre traços.

3. Características Construtivas

Na figura abaixo tem-se um paquímetro universal, com bicos para medições internas e lingueta.

Em geral os paquímetros são construídos para faixa de indicação 120 ... 2000mm; o comprimento dos bicos de 35 a 200 mm correspondentemente. Para casos especiais é possível adquirir paquímetros de bicos compridos.

O material empregado na construção de paquímetros é usualmente o aço com coeficiente de dilatação linear a = 11,5 mm/m.K, de forma que o mesmo tenha comportamento térmico equivalente à maioria das peças.

As superfícies dos bicos situadas frente a frente destinam-se às medições externas. Para medições internas, os extremos dos bicos são rebaixados, com superfícies externas cilíndricas. Ao usar-se estas superfícies de medição, deve-se adicionar à indicação a espessura dos ressaltos dos bicos que é, geralmente, um valor arredondado (10 ou 20 mm). Importante é realizar a calibração desta distância periodicamente a fim de determinar o seu valor efetivo e fazer a correção do erro durante o processo de medição.

Nos paquímetros universais os bicos para medições internas são prolongados para cima e apresentam a forma de gumes, o que permite medir dimensões menores do que aquele valor arredondado.

Paquímetros pequenos podem ter, na parte traseira, uma lingueta que se move junto com o cursor e serve para medir profundidades.

3.1. Elementos do paquímetro

1: encostos, 2: orelhas, 3: haste de profundidade, 4: escala inferior (graduada em mm), 5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nônio ou vernier inferior (mm), 7: nônio ou vernier superior (polegada), 8: trava.

4. Tipos de Paquímetros

Além do tipo universal, o paquímetro pode ser apresentado de diversas formas específicas para cada uso:

- Paquímetro de profundidade - Calibrador de espessura de dentes de engrenagens

- Graminho (paquímetro de altura) - Paquímetro para rasgo de chaveta

Além destes tipos existem muitas outras variantes, no formato e tamanho dos bicos, da faixa de indicação, etc.

A escala de um paquímetro poderá ser:

- Mecânica com indicação via nônio:

- Cremalheira com indicação via sistema relógio comparador:

- Magnética ou eletro óptica, com indicação eletrônica e indicação digital:

5. Aspectos Operacionais

Nas medições externas recomenda-se colocar a peça a ser medida o mais perto possível da escala, de modo a minimizar os erros de não obediência do princípio de Abbé. Nas medições internas, antes de fixar o cursor, deve-se afrouxar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com