TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Partida Estrela/triangulo Automatico Com Reversão

Pesquisas Acadêmicas: Partida Estrela/triangulo Automatico Com Reversão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  1.390 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO COMANDOS E INSTALAÇÕES

Relatório apresentado como uma das exigências da disciplina de Comandos Elétricos para avaliação dos experimentos feitos em sala de aula, dos alunos de Engenharia Elétrica da Universidade Cidade de São Paulo.

Comandos e Instalações

• OBJETIVO

- Ligação de um motor estrela / triângulo automático com reversão.

• INTRODUÇÃO

Hoje iremos fazer a ligação de um motor com estrela / triângulo automático com reversão. Para isso utilizamos contatores e botões NF (normalmente fechado) e NA (normalmente aberto), temporizadores e botões auxiliares para a funcionalidade do circuito.

• MATERIAL UTILIZADO

Contator

Contator é um dispositivo eletromagnético que liga e desliga o circuito do motor. Usado de preferência para comandos elétricos automáticos à distância. É constituído de uma bobina que quando alimenta cria um campo magnético no núcleo fixo que por sua vez atrai o núcleo móvel que fecha o circuito. Cessando alimentação da bobina, desaparece o campo magnético, provocando o retorno do núcleo através de molas.

Contatos

No contator temos os contatos principais e auxiliares. Os principais do contator são mais robustos e suportam maiores correntes que depende da carga que esse motor irá acionar, quanto maior a carga acionada, maior será a corrente nos contatos.

Os contatos auxiliares, utilizados para sinalização e comandos de vários motores, existem o contato NF (normalmente fechado) e NA (normalmente aberto).

Botões ou Botoeira - botão liga e desliga

Motor

Diagramas

• CONCLUSÃO

Foi visto neste experimento o acionamento um motor com função de mudar de estrela para triângulo automático através de temporizadores e inverter a sua rotação através do acionamento de botoeiras NA e NF. Foram realizados todos os testes e o comando funcionou perfeitamente.

• BIBLIOGRÁFIA

Toda a conclusão foi baseada no experimento que fizemos em aula.

As fotos foram tiradas em laboratório com uma maquina fotográfica do celular (uso particular), fotos dos componentes e também do circuito completamente montado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com