TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Partida Estrela Triagulo

Casos: Partida Estrela Triagulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

Dimensionamento de partida estrela triângulo

A partida estrela triângulo é um tipo de partida indireta que tem como objetivo a redução da corrente de partida a fim de reduzir custos como por exemplo o consumo excessivo potência elétrica da rede de alimentação no início de funcionamento deste motor.

Diferente da partida direta, a partida estrela triângulo será dimensionada tomando como referência as características individuais de cada componente do circuito separadamente, uma vez que a corrente que circula em cada componente do circuito é diferente uma da outra.

Dimensionamento dos Contatores K1 e K2

O primeiro passo é realizar o dimensionamento dos contatores K1 e K2 que serão idênticos, pois a corrente por eles conduzida será de mesma itensidade, lembrando que estes dois trabalharão juntos no segundo estágio do sistema de partida, quando o sistema assumir o fechamento triângulo.

A corrente suportada pelos contatores K1 e K2 deverá ser superior ou igual a corrente do fechamento triângulo.

Dimensionamento do Relé de Sobrecarga (Relé Térmico)

Observe que a corrente que circula no Relé térmico Não será a corrente nominal do circuito, analizando o diagrama é possível notar que esta corrente é a corrente de fase do circuito quando fechado em triângulo, portanto ao dimensionar este dispositivo devemos considerar esta corrente parcial, senão teremos um relé térmico super dimensionado e sem função alguma no circuito.

Dimensionamento do Contator K3

O contator K3, como sabemos, somente será utilizado pelo sistema no momento da partida domotor, ou seja, no momento em que o circuito assumir o fechamento estrela, sendo assim, a corrente que circulará neste trecho do circuito será de 33% a corrente nominal.

Este valor representa um terço da corrente nominal do motor no momento da partida, esta é uma das principais características desta partida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com