TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paulo Roberto

Ensaios: Paulo Roberto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

1. Ao estudar os modelos de arquitetura de protocolos, você conheceu os três principais: OSI, TCP/IP e híbrido. Cada um deles possui funcionalidades particulares, e outras comuns aos demais modelos.

Em um texto de entre 5 e 10 linhas,compare os modelos de arquitetura OSI e TCP/IP, salientando as vantagens e desvantagens de cada um. (3,0 pontos)

TCP/IP impulsionou a internet, não possui proprietários e nem pertence a um fornecedor específico; É baseado nas camadas do OSI, com várias simplificações.

Vantagens: Mais simples (menos camadas), modelo funcional que evolui na medida das necessidades, mais usado, conexão orientada, permite endereçar os hosts e depois rotear, lidam com dados mais abstratos; Desvantagens: Camada de transporte utilizando o protocolo UDP não garante fiabilidade na entrega de pacotes.

OSI é o modelo mais utilizado é base para todos os arquitetos de soluções de rede. Vantagens: Camadas de transporte garantem sempre fiabilidade no transporte de dados, camadas distintas, enlace de dados.

Desvantagens: Mais complicado (possui mais camadas (07)), não é mais usado, Física (transmissão de bits), não é rico o suficiente nas camadas mais baixas, criado pelo governo dos Norte Americano.

2. No estudo da disciplina você aprendeu que os sinais (codificação das informações) dividem-se em analógicos e digitais. A partir desta afirmação leia os textos abaixo e responda: (2,0 pontos)

a. Quais as principais diferenças entre os sinais analógicos e os digitais?

O sinal analógico sofre variação contínua na intensidade em relação ao tempo, não existe descontinuidade.

O sinal digital a intensidade se mantem em um nível constante e muda para outro nível de intensidade com pulsos discretos de descontínuos. O sinal digital é bem mais fácil de ser reproduzido.

b. Normalmente a informação digitalizada (por exemplo, uma música) é mais ou menos completa que a analógica? Por quê?

A digital é menos completa que a analógica. É feita a compressão do áudio em duas partes, codificação e decodificação. Esta redução de qualidade é praticamente imperceptível ao ouvido humano, pois só conseguimos ouvir entre 20hz e 20.000hz.

Fonte: http://www.slideshare.net/octo.um/mundo-analogico-x-digital Acesso em: 7 dez. 2010

3. Ao estudar as redes você conheceu um tipo especial, aquele que diz respeito ao armazenamento dos dados das organizações. Tais redes possuem características específicas em termos de desempenho e segurança. Em um texto de aproximadamente 10 linhas, descreva os diferentes tipos de redes de armazenamento, enfatizando as vantagens de cada tipo. (4,0 pontos)

As redes de armazenamento oferecem acesso consolidado e compartilhado aos dispositivos, aumentando a eficiência e disponibilidade. São destinadas exclusivamente a armazenar dados. São classificadas pela topologia:

Rede ponto a ponto: Não existe servidor dedicado, fácil implementação e baixo custo. A segurança e o desempenho são de baixo nível.

Distribuídas em:

Rede

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com