TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa: Mercado De Sistemas Operacionais

Por:   •  29/3/2014  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa: Mercado de Sistemas Operacionais

Atenção, você, programador de softwares, demais estudantes e estagiários ainda indecisos sobre que carreira seguir na área de Tecnologia da Informação: a demanda por desenvolvedores de aplicações móveis cresce ano a ano e o mercado segue desesperado procurando profissionais com esse perfil.

A explosão de vendas de celulares, smartphones e tablets superou todas as expectativas dos especialistas de institutos de pesquisas em todo o mundo. Para se ter uma idéia desse mercado, segundo a consultoria alemã Research- 2Guidance, especializada em TI e indústrias emergentes, nos próximos três anos o mercado de aplicativos móveis, ou APPs, para celulares deve crescer num percentual de 800% em todo o mundo.

O resultado não poderia ser diferente para o profissional de TI aficcionado por desenvolvimento de softwares, aliás, uma área em que falta de profissionais sempre foi um problema. Basta dar uma olhadinha nos sites tradicionais de emprego na internet e facilmente se verá a maior frequência de vagas postadas (e a demora em serem preenchidas). É o que confirma levantamento divulgado recentemente pelo site de empregos Indeed. De acordo com a pesquisa, as palavras chaves HTML5, aplicativo para dispositivos móveis e Android se tornaram mais frequentes nos anúncios de emprego online ao longo de todo ano passado.

A recorrência do termo Android (sistema operacional para smartphones do Google) nos anúncios de emprego online é um exemplo prático de como essa tendência tem impactado o mercado de trabalho do setor. No último trimestre do ano passado, o Android assumiu a liderança do mercado de sistemas operacionais para celulares inteligentes. Segundo pesquisa da Canalys, no período, foram vendidos 32,9 milhões de aparelhos com o sistema operacional do Google contra 31 milhões de modelos Symbian, tradicional líder do mercado até então.

Como consequência direta, no mesmo período, a palavra Android apareceu em mais de 10 mil anúncios de emprego nos Estados Unidos. Há dois anos, esse número era de 540 oportunidades de trabalho para profissionais com este perfil.

Segundo o instituto Gartner, Em termos de plataformas para aplicativos, o iOS, sistema operacional da Apple, será o líder do mercado pelo menos até 2014, embora o domínio absoluto esteja ameaçado ao longo dos próximos anos.

Enquanto o Android (o sistema operacional móvel do Google) algumas vezes tem ultrapassado o iOS (a plataforma da Apple) no quesito crescimento em participação no mercado, os programadores ainda permanecem em sua maioria do lado do iOS na hora de desenvolver novos aplicativos. De acordo com a firma de pesquisa e análise Ovum, os programadores vão começar a considerar o Android mais importante que o iOS para o desenvolvimento de projetos e aplicativos nos próximos doze meses. “O sucesso de uma plataforma de smartphones é ditado não apenas pelas predileções dos consumidores e o impulso de operadoras elojas vendedores de aparelhos, mas também por um ambiente saudável de aplicativos desenvolvidos por programadores de fora das companhias”, comentou Adam Leach, líder de prática de dispositivos e plataformas e o autor do estudo, em uma declaração oficial. “Por isso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com