TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Casos: Pesquisa Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

RELATÓRIO 1

Utilização de Pesquisa Operacional para a solução de problemas

    A expressão “Pesquisa Operacional” foi utilizada pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial, quando equipes de pesquisadores procuraram desenvolver métodos para resolver determinados problemas de operações militares. O sucesso dessas aplicações levou o mundo acadêmico e empresarial a procurar utilizar técnicas então criadas em problemas de administração.

    O objetivo é procurar entendimento sobre as principais características do processo e suas dificuldades, vista como um conjunto de técnicas quantitativas e pode auxiliar a gerencia na tomada de decisão.

Em suma, uma decisão é o resultado de um processo que se desenvolve a partir do instante em que o problema foi detectado, o que geralmente ocorre através de percepção de sintomas. Assim o processo de decisão empresarial se inicia quando uma pessoa, ou um grupo de pessoa, percebe sintomas de que alguma coisa está saindo do estado normal desejado ou planejado. A partir dessa percepção, inicia-se a fase de identificação do problema, que é o verdadeiro começo do processo de tomada de decisão.

Fases de um estudo de Pesquisa Operacional

    Logicamente que essa sequência de passos não é rígida, mas indica as principais etapas que devem ser cumpridas. Exceto a fase de Solução do Modelo, que se baseia em métodos e técnicas bem desenvolvidas, as demais não seguem regras fixas e definidas. Os procedimentos necessários para essas fases dependem do tipo do problema em análise e do ambiente que o envolve.

    De forma geral, um trabalho de PO deve desenvolver-se segundo fases de um estudo, que são elas:

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

    A definição do problema baseia-se em três aspectos principais:

Descrição exata dos objetivos do estudo;

Identificação das alternativas de decisão existentes;

Reconhecimento das limitações, restrições e exigências do sistema.

    A descrição dos objetivos é uma das atividades mais importantes do processo de estudo, pois é dela que o modelo é concebido. Esta equipe deve captar e refletir sobre a formulação do problema.

    As alternativas de decisão e as limitações existentes têm que ser explicitas, para que as soluções obtidas sejam validas e aceitáveis.

CONSTRUÇÃO DO MODELO

    O modelo mais apropriado é escolhido com base na definição do problema. Essa fase exige mais criatividade, pois é a consequência do grau de representação que o modelo ira apresentar.

    São vários os modelos utilizados, desde modelo conceitual que apresenta apenas a inter-relação até modelos matemáticos complexos. Os modelos mais interessantes na Pesquisa Operacional são os matemáticos por serem formados de um conjunto de equações e inequações.

    As variáveis que compõe as equações são dois tipos:

Variaveis controladas ou de decisão: são as variáveis com valores controlados, atribuindo um valor particular a cada uma delas, com uma programação da quantidade a ser produzida. O que compete a um administrador controlar.

Variaveis não controladas: são as variáveis com valores arbitrados fora de controle dos administradores. Custos de produção, demanda de produtos, preço de mercado, que não são controlados.

    Um bom modelo é aquele que tem desempenho suficientemente próximo do desempenho da realidade e é de fácil experimentação. Isso aumenta sua complexidade, dificultando a experimentação, o que nos leva a considerar o fator custo-benefício quando pensamos em melhorar o desempenho de um modelo.

SOLUÇÃO DO MODELO

    Ela tem como objetivo encontrar uma solução para o modelo construído.

A solução obtida no modelo matemático é algoritmo, pois é um processamento de precisão e rapidez, e com isso exige um conhecimento profundo das principais técnicas.

    Já no modelo de simulação ou métodos heurísticos é obtida uma avaliação aproximada das medidas do sistema ou objetivo a ser atingido, porem não é bem definido.

VALIDAÇÃO DO MODELO

    Juntamente com a solução do problema é necessário verificar a validade do modelo.

    Um modelo é valido se, a despeito de sua inexatidão em representar o sistema, fornecer uma previsão aceitável do comportamento do sistema e uma resposta que contribua para a qualidade da decisão a ser tomada.

    Para testar a validade do sistema é necessário analisar o desempenho dos dados passados do sistema e verificar se reproduziu o comportamento que o sistema manifestou.

    Este processo de validação não se aplica em sistemas em projetos, pois nesse caso é feita pela verificação, entre os resultados obtidos e algum comportamento esperado de novo sistema.

IMPLEMENTAÇÃO DA SOLUÇÃO

    Por ser uma atividade que altera uma situação existente é uma das etapas criticas do estudo. Ela tem que ser controlada pela equipe responsável, pois seus valores quando levados a pratica podem haver necessidade de correções nas relações funcionais, exigindo a reformulação do modelo em algumas de suas partes.

    Com a equipe presente é mais fácil superar as resistências e oposições ás alterações propostas na sistemática das operações que aparecem normalmente nesta fase.

AVALIAÇÃO FINAL

    A avaliação dos resultados obtidos em qualquer etapa do processo é fundamental, pois garantirá adequação das decisões ás necessidades do sistema e aceitação mais fácil pelos setores envolvidos.

    Um papel primordial é a experiência do pessoal envolvido no estudo. Lembrando que um modelo é apenas uma representação por isso não consegue captar todas as características. Por isso a experiência e a visão crítica é a melhor forma de avaliar e determinar a aplicabilidade da decisão.

...

Baixar como  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »