TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Trabalho Universitário: Pesquisa Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Apresentaremos nesta atividade de Pesquisa Operacional um método científico de tomada de decisões, resultando de estudos realizados por nossa equipe para resolver problemas de estratégica e tática. Assim sendo, uma DECISÃO é o resultado de um processo que se desenvolve a partir do instante em que o problema foi detectado, o que se percebe através da percepção de sintomas. Então, o processo de decisão empresarial se inicia quando uma pessoa ou grupo percebe sintomas de que alguma coisa está saindo do estado normal ou planejado, aquilo que nos leva a analisar e tomar conclusões a partir de diversas técnicas que nos permitem avaliar uma empresa, principalmente no que diz respeito a sua rentabilidade e longevidade no mercado.

Observaremos também que a junção das mais variadas técnicas nos permite avaliar com maior precisão o que de fato pode se tomar como medida estratégica dentro de uma empresa, garantindo uma maior precisão dos fatos.

Pesquisa Operacional

Pesquisa Operacional é a solução matemática para a otimização de recursos, auxiliando também nas tomada de decisões através de equações algébricas. A PO conta também com auxilio de novas tecnologias que auxilia o administrador na solução de problemas tanto racionais como subjetivos(organizacionais) e na alocação de recursos da empresa.

A PO surgiu a parti da Segunda Guerra Mundial e ultrapassou as fronteiras para o mundo acadêmico e da adm. A PO além de permitir a alocação e melhor utilização de recursos escassos, permite a avaliar alternativas sumulando situações reais.

A PO segue algumas fases durante seu processo tais como: 1 definição do problemas, 2 construção do modelo, 3 solução do modelo, 4 validade do modelo, 5 implementação da solução e 6 avaliação final. O modelo traz a tona parte da situação real da empresa ao passo que é inadequada se utilizada de uma maneira geral, a teoria de sistemas adverte que as partes são interdependentes e inter-relacionadas.

A modelagem tem muito de arte e exige o desenvolvimento de uma capacidade de nteração com o problema, com seus agentes, com a escassez de recursos e com seu meio ambiente. Os modelos, dependendo de sua natureza, podem ser solucionados por métodos e técnicas matemáticas específicas. Algumas destas técnicas são: Programação Linear, Programação Dinâmica, Programação Inteira, Teoria dos Estoques, Teoria das Filas, Simulação, Teoria dos Jogos, Teoria dos Grafos, Planejamento com PERT/CPM, Análise de Risco, etc (RAO, 1996).

O modelo matemático é classificado segundo a forma que se soluciona os problemas.

• Programação Linear: Variáveis de comportamento linear, restrições e função objetiva.

• Programação não Linear: a não linearidade nas restrições ou na função objetiva caracteriza uma programação não linear.

• Programação inteira: problemas complexos em que as variáveis não são contínuas, mas discretas, utilizando assim Programação Inteira.

A PO tem como principal objetivo auxiliar o administrador nas tomadas de decisão uma vez que as técnicas de preparação das decisões veriam conforme a natureza do problema, pois a decisão é um processo racional. Para Ehrlich (1991, p.13), a “Pesquisa

Operacional é uma metodologia de estruturar processos aparentemente não estruturados

por meio da construção de modelos. Utiliza um conjunto de técnicas quantitativas com o intuito de resolver os aspectos matemáticos dos modelos”.

A PO possui dois enfoques o clássico e o atual. O clássico existe o rigor matemático neste enfoque a solução obtida pode deixar a desejar quanto a sua aplicabilidade devido a simplificadas representação da realidade, este enfoque busca soluções ótimas e rigor matemático e isso incomodou os administradores de nível mais elevados devido a sua pouca flexibilidade e padronização.

O enfoque atual possui o enfoque central deslocado do método de solução e assim perde a importância do rigor matemático e ganha a relevância e espírito critico para se descobrir os problemas certos e analisar as informações fundamentais e quais são os acessórios para a decisão modificando a forma que o administrador abordam os problemas.

A PO baseia-se na construção de modelo para um sistema real que sirva como instrumento de analise e compreensão do comportamento de um sistema, o objetivo e levar o sistema a um desempenho desejado. O sistema pode existir ou esta em concepção, no sistema existente podemos estudar seu desempenho e escolher ações para aprimora-lo no segundo caso podemos identificar a melhor estrutura para o futuro sistema.

FASES DE UM ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL

Uma Pesquisa Operacional para seu desenvolvimento tem fases para ser seguida conforme abaixa:

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

A definição do problema tem alguns aspectos que serão discutidos:

1. Descrição exata dos objetivos do estudo

2. Identificação das alternativas de decisão existentes.

3. Reconhecimento das limitações, das restrições e das exigências do sistema.

A mais importante parte do processo para a pesquisa é a descrição exata dos objetivos do estudo, por que através desta é gerado modelo, com isso e possível apanhar, espelhar, na resolução do problema.

De forma parecida, é importante ter alternativas de decisão e limitações existentes claras, dessa maneira as soluções serão aceitáveis e verdadeiras.

CONSTRUÇÃO DO MODELO

Para ter uma modelo aceitável e de qualidade, ele deve ser escolhido com dados da definição do problema, o analista tem que ter muita criatividade devido ao grau de convencimento do quanto ele conhece que venha apresentar.

Muitos modelos podem ser utilizado para solucionar o problema, pode ser um modelo simples conceitual, como uma modelo matemático exigindo muito mais esforço para produção.

SOLUÇÃO DO MODELO

Nesta fase onde encontraremos uma solução do modelo a ser gerado. Em casos de modelos matemáticos, a solução encontrada seria de algarismos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com