TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pista De Newton

Dissertações: Pista De Newton. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  2.436 Palavras (10 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 10

Marcus Vinicius do Espirito Santo Ferreira

PISTA DE NEWTON

Niterói, novembro de 2013

Marcus Vinicius do Espirito Santo Ferreira

Pista de Newton

Pesquisa acadêmica para recuperação de nota da primeira avaliação.

Niterói, novembro de 2013

RESUMO

Esta pesquisa tem por objetivo reunir e apresentar informações acerca da Pista de Newton, visando a sua constituição e aplicação no meio acadêmico.

SUMMARY

This survey aims to gather and present information about the track of Newton, aiming at its formation and application in academia.

SUMARIO

INTRODUÇÃO 6

1 PLANO INCLINADO 7

1.1 COMO FUNCIONA 7

1.2 QUANDO E POR QUEM FOI DESCOBERTO 7

1.3 SÃO PLANOS INCLINADOS 7

1.3.1 RAMPA 7

1.3.2 PARAFUSO 8

2 PISTA DE NEWTON 8

2.1 FORÇAS ATUANTES 8

2.2 QUAL A SUA FINALIDADE 9

2.3 QUAL A SUA CONSTITUIÇÃO 9

2.4 EXEMPLOS DE ESPERIENCIAS QUE PODEM SER REALIZADAS 9

2.4.1 ACELERAÇÃO DE QUEDA 9

2.4.2 VARIAÇÃO DO PESO DO CORPO 9

CONCLUSÃO 10

REFERENCIAS 11

ANEXO A – IMAGENS 12 

INTRODUÇÃO

Pista de Newton é um exemplo clássico de máquina simples, ao se utilizar de princípios físicos pertencentes ao plano inclinado, que nada mais é do que uma superfície plana cujos os pontos de início e fim estão em alturas diferentes. Mas o que diferencia a pista de newton do plano inclinado?

6 

DESENVOLVIMENTO

1 PLANO INCLINADO

Uma famosa e amplamente adotada maquina simples, possui como objetivo principal o de facilitar o transporte de carga entre superfícies de diferentes alturas.

COMO FUNCIONA

Assim como o título que carrega o seu funcionamento é de simples entendimento. Quando movemos um corpo por um plano inclinado a força utilizada para tal é menor do que a força necessária para mover o mesmo corpo de modo perpendicular. Observe que pela Lei da Conservação de Energia, a energia mecânica necessária para mover o corpo no plano inclinado ou no plano vertical são iguais, apenas a força foi reduzida de acordo com o acréscimo da distância entre o ponto inicial e final da pista.

QUANDO E POR QUEM FOI DESCOBERTO

Não se sabe quando ou por qual civilização os princípios do plano inclinado foram descobertos, mas acreditasse que os egípcios já empregaram o plano inclinado na construção das pirâmides, pois os blocos de pedra utilizados na construção da pirâmide possui muitos newtons para ser erguida verticalmente, mas ainda é um mistério tendo em vista o comprimento que o plano precisaria ter para se levar os blocos ao topo da pirâmide.

SÃO PLANOS INCLINADOS

1.3.1 RAMPA

A rampa é o exemplo mais fácil de se visualizar o plano inclinado e todos os seus princípios. Um exemplo de utilização são as rampas usadas pelos caminheiros para ajudar a carregar e descarregar o camião.

7

1.3.2 PARAFUSO

Aos observarmos um parafuso, mais especificamente a sua rosca, podemos constatar que a rosca nada mais é do que um plano inclina sobreposto em uma superfície circular formando um eixo helicoidal, possibilitando o encaixe e uma fixação extremamente forte utilizado sem necessitar o uso de muita força.

PISTA DE NEWTON

Quando Issac Newton estava desvendando os mistérios da física

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com