TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Inclinado

Artigos Científicos: Plano Inclinado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO – UNIJORGE

ADRIANA ANDRADE

BIANCA SOARES SOUZA

JAMILE FRANÇA DOS SANTOS

JEYNE ALMEIDA GAMA

KARINE DA PALMA PEREIRA

REBECA BARBOSA MAMÉDIO

THIARA VITÓRIA COSTA DA CRUZ

Plano Inclinado

Salvador – BA

2014

ADRIANA ANDRADE

BIANCA SOARES SOUZA

JAMILE FRANÇA DOS SANTOS

JEYNE ALMEIDA GAMA

KARINE DA PALMA PEREIRA

REBECA BARBOSA MAMÉDIO

THIARA VITÓRIA COSTA DA CRUZ

Plano Inclinado

Pré-projeto apresentado para o Projeto Integrador como requisito básico para a apresentação do mesmo no Curso de Engenharia (Ambiental, Civil, Produção).

Orientador: Rogério Neves

Salvador – BA

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 6

2 JUSTIFICATIVA 7

3 OBJETIVOS 8

4 METODOLOGIA 9

5 REFERENCIAL TEÓRICO 11

6 RESULTADOS ESPERADOS 12

7 CRONOGRAMA 13

8 REFERÊNCIAS 14

⦁ INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

O plano inclinado é um exemplo de máquina simples, pois se trata de uma superfície plana cujos pontos de início e fim estão a alturas diferentes. Ao mover um objeto sobre um plano inclinado em vez de movê-lo sobre um plano completamente vertical, o total de força F a ser aplicada é reduzido, ao custo de um aumento na distância pela qual o objeto tem de ser deslocado, logo o plano inclinado permite uma troca força x distância que é conveniente nas suas aplicações, o que ao longo deste trabalho mostraremos a contribuição do plano inclinado no transporte vertical e suas aplicações no nosso cotidiano.

⦁ JUSTIFICATIVA

O Trabalho de pesquisa está sendo realizado com a finalidade de informar e mostrar que em nosso cotidiano o plano inclinado está diretamente presente e que muitas vezes nem imaginamos tal acontecimento. O uso do plano inclinado em máquinas é uma forma de facilitar o trabalho, pois permite que este seja realizado com menor força apesar de utilizar a mesma energia. No entanto, a potência empregada poderá ser menor com uma força menor, atuando durante mais tempo, e consequentemente os esforços são mantidos abaixo do limite. Tal situação demonstra que sem o uso do plano inclinado, seria necessário o emprego do plano vertical, necessitando assim de mais força.

⦁ OBJETIVOS

Demonstrar que o plano inclinado atuante na dinâmica das Leis Newton, está diretamente presente no nosso cotidiano através de atos simples e que nos ajudam bastaste e contribuem de modo eficiente e preciso.

⦁ OBJETIVO GERAL

Analisar vários experimentos e verificar que no transporte vertical utiliza-se mais força para mover quaisquer objetos em relação à posição inclinada e identificar a importância, vantagem e sua aplicação na física.

⦁ OBJETIVO ESPECÍFICO

Examinando um corpo horizontal, sem atrito, sofre uma aceleração pequena causada pela força resultante, a componente horizontal terá intensidade menor conforme o ângulo formado for menor. As forças que operam sobre esse corpo são: a força peso e a força normal. Já em um plano vertical a força utilizada para movimentar um corpo é maior do que comparado com um plano inclinado.

O Plano Inclinado estabelece vantagens no deslocamento de corpos, desde um simples ato de aplicar um prego na parede ao processo de movimentação de um elevador, são esses exemplos típicos de plano inclinado e plano vertical.

⦁ METODOLOGIA

Esse projeto tem com objetivo inicial a realização de estudos e pesquisas a fim de obter um conhecimento mais abrangente sobre o plano inclinado. A partir desses estudos e posterior coletas de dados será analisado suas aplicações no nosso dia- a-dia. Partindo desse ponto iremos confeccionar um simples protótipo utilizando os conhecimentos adquiridos sobre plano inclinado atribuindo sobre a sua contribuição no transporte vertical construindo assim outro protótipo para comparar qual o mais eficaz. Logo serão utilizados os seguintes materiais: uma roldana, uma pedaço de linha, uma caixa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com