TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponte Estaiada

Artigos Científicos: Ponte Estaiada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 3

consistem de um tabuleiro suportado por cabos retos e inclnados (estais) fixados nos mastros. Elas têm se tornado mais comuns devido à s a economia e estabilidade para vãos grandes (200 a 1000m) mas principalmente pela aparência atrativa. Têm três partes principais: o tabuleiro, os mastros e os estais. O tabuleiro é suportado elasticamente em vários pontos ao longo do seu comprimento por cabos inclinados (estais) fixados no mastro. Os carregamentos permanente emóvel são transmitidos ao mastro mediante esses estais como numa treliça embalanço, com estais tracionados enquanto o mastro e o tabuleiro ficam comprimidos.

Este tipo de estrutura é altamente hiperestática, bastante sensível à seqüência construtiva, mas mesmo assim aceitando, por conta a flexibilidade do tabuleiro uma considerável gama de esforços de instalação dos estais. É importante escolher umadistribuição inicial apropriada para esses esforços sob carregamento permanente tal que a flexão no tabuleiro seja limitada. A ponte é construída por fases e é mista, tem peças de concreto como mastro e tabuleiro conectados por estais metálicos. Os elementos de concreto sofrem retração e fluência, enquanto os elementos metálicos não sofrem retração e fluência (no nível de tensão usual). Esses efeitos alteram as deformações e os esforços internos nessas pontes, fazendo os esforços tenderem, ou ao menos se aproximarem daqueles da obra moldada in loco. Por essa razão uma boa distribuição de esforços na configuração final é importante. Vale também lembrar que os inevitáveis desvios de construção alteram esses valores. Assim, é empre conveniente ter o tabuleiro e sua protensão dimensionados com uma certa folga que tolere esses desvios.

A presente pesquisa tem como objetivo estudar diferentes métodos para a obtenção de uma boa distribuição de esforços nos estais de pontes estaiadas. Desde a década do 1970 autores como BEHIN,1992; CHEN, 2000; JANIC, 2003; WANG, 199 3;etc., tem estudado diferentes tipos de métodos para a obtenção das forças de instalação nos estais.Teoricamente é possível achar uma distribuição dessas forças de modo que o tabuleiro se comporte como uma viga continua.Os métodos estudados nesta pesquisa são: o método do tabuleiro articulado (uma articulação em cada cruzamento com os estais - MTA), o método de anulação dos

deslocamentos (MAD), o método de anulação das reações em apoios fictícios (MAR)

e o método de anulação dos deslocamentos ao longo do processo construtivo. A

idéia final de todos eles é obter para o tabuleiro uma resposta próxima à de uma viga

continua. Porém, se for necessário, pode-se controlar também os deslocamentos do

mastro. Os três primeiros métodos são estudados para a configuração final da ponte,

mas também foram verificados os resultados deles no processo construtivo, já que

durante esta etapa ocorrem variações nos esforços internos da ponte alterando assim

o resultado final. Por exemplo, se a ponte for construída por consolos sucessivos,

essa seqüência executiva alterara os esforços.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com