TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponteiros Em C

Ensaios: Ponteiros Em C. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

Ponteiros

desde o inicio de nosso curso usamos diversos tipos de dados, ex int, float, char etc, agora iremos aprender mais um tipo de dado, os ponteiros.

Eis a grande questão, oque são ponteiros em C? para o computador não existe muita diferença entre as variáveis para ele tudo e bit, ou e 1ou 0, para administrar o endereçamento gigante de 1s e 0s os hardwares usam o endereçamento. Cada techo de memoria tem um único endereço, o ato de selecionar ou alocar, um espaço de memoria em C e feito no momento da declaração.

Esses endereços de memorias são importantíssimos , e os computadores possuem dispositivos responsáveis somente por esse endereçamento , isso já responde nossa pergunta, isso e um ponteiro , nada mais e que um tipo de dado que serve para indicar, ou armazenar, um endereço de memoria.

E valido ressaltar que um ponteiro não e um inteiro, ou float , tao pouco um char, ele somente ira armazenar o endereço em que uma variável int, char ou float estão, muitas pessoas confundem ponteiros com inteiros, ou outro tipo de dado, isso deve se ao fato que os ponteiros serem criados especialmente para facilitar o trabalho de computação em baixo nível.

Ponteiros variáveis

Esse e o nome dado a uma variável concebida para conter o endereço de outra variável, um ponteiro variável armazena um endereço de memoria , que localiza outra variável, uma aponta pra outra quando a primeira contem o endereço da segunda.

Endereço de memoria de uma variável: &

Sempre que declaramos uma variável e usamos ela, estamos trabalhando com seu valor , vamos acompanhar esse exemplo:

Numero 1=1;

Numero 2=2;

Letra 1=a

Letra b=b;

O valor da variável ‘numero1’ e ‘1’ , o valor da variável ‘numero2’ e ‘2’, o valor da variável ‘letra1’ e ‘a’, o valor da variável ‘letra2’ e’ b’, essas variáveis são um conjunto de bits, ou seja informações , uym valor atribuído.

Para descobrirmos em qual posição de memoria elas estão basta colocarmos e “&” antes da variável. Então ficaria assim:

Variável ‘numero1’, fazemos: &numero1

“Nota” embora seja um numero inteiro, não quer dizer que seu valor seja inteiro.

Todos os endereços são números inteiros, mais nem todo o valor armazenado na memoria daquele endereço e inteiro.

Vejamos esse exemplo:

Argumento por referencia com ponteiros

Já sabemos que uma função pode receber diversos argumentos, porem so pode nos retornar um único valor, via comando return , mais se os quisermos retornar mais de um valor , como poderemos conseguir isso? A resposta e muito simples, por meio de ponteiros.

Podemos fazer isso de duas maneiros, passar argumentos por função de valor ou referencia por meio de ponteiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com