TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos sobre ponteiros

Seminário: Fundamentos sobre ponteiros. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Seminário  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Ponteiros

A linguagem C utiliza ponteiros de três modos diferentes:

A linguagem C usa ponteiros para criar estruturas dinâmicas de dados, que são estruturas de dados criadas a partir de blocos de memória localizados na pilha durante o tempo de execução.

A linguagem C usa ponteiros para manipular parâmetros de variáveis passados para as funções.

Os ponteiros em C oferecem um modo alternativo para acessar informações armazenadas em matrizes. As técnicas de ponteiro são especialmente valiosas quando se trabalha com strings de caracteres. Há uma estreita relação entre matrizes e ponteiros em linguagem C.

Em alguns casos, os programadores de C também usam ponteiros porque eles tornam o código um pouco mais eficiente. O que você descobrirá é que, depois de se sentir familiarizado com os ponteiros, irá a usá-los o tempo todo.

Iniciaremos esta discussão com uma introdução básica sobre ponteiros e seus conceitos relacionados, e depois passaremos para as três técnicas descritas acima. Você provavelmente vai querer ler este artigo duas vezes. Ao lê-lo da primeira vez, você aprenderá os conceitos. A segunda leitura permitirá ligar os conceitos e criar um todo integrado em sua mente. Após ler o material pela segunda vez, ele fará muito mais sentido.

Fundamentos sobre ponteiros.

Uma "variável normal" é um local na memória que pode conter um valor. Por exemplo, quando você declara uma variável i como um inteiro, 4 bytes de memória são separados para isso. Em seu programa, você se refere àquele local na memória pelo nome i. No nível da máquina, aquele local tem um endereço de memória. Os 4 bytes naquele endereço são conhecidos pelo programador como i, e os 4 bytes podem conter valores inteiros.

Um ponteiro é diferente. Um ponteiro é uma variável que aponta para outra variável. Isto significa que um ponteiro mantém o endereço de memória de outra variável. Em outras palavras, o ponteiro não contém um valor no sentido tradicional, mas sim o endereço de outra variável. Um ponteiro "aponta para" esta outra variável mantendo uma cópia de seu endereço.

A codificação exemplificada a seguir mostra um típico ponteiro:

#include <stdio.h>

int main()

{

int i,j;

int *p;

/* um ponteiro para um inteiro */

p = &i;

*p=5;

j=i;

printf(("%d %d %d\n", i, j, *p);

return 0;

}

A primeira declaração neste programa mostra duas variáveis inteiras normais, nomeadas i e j . A linha int *p declara um ponteiro denominado p. Esta linha pede que o mpilador declare uma variável p que seja umponteiro para um inteiro. O * indica que foi declarado um ponteiro em vez de uma variável normal. Você pode criar um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com