TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio 1

Monografias: Portfolio 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

SQL LOADER

É um tipo de aplicativo do Oracle que tem a função usada que se configurada de uma maneira correta consegue ler e carregar uma grande quantidade de informações para o banco de dados.

O aplicativo foi projetado para importação de arquivos texto que tenham formato de tabela, onde cada registro é representado por uma linha, os campos podem ter tamanho fixo ou variável e qualquer caracter pode ser utilizado para separá-los.

RMAN

Atualmente nas grandes empresas e corporações há a necessidade ter cópias de segurança de seus respectivos dados para evitar um grande problema como a perda dos arquivos e aí que entra o RMAN (Recovery Manager) traduzindo: Gerenciador de backups do Oracle que recupera de uma maneira simples e segura os backups, funciona através de uma espécie de biblioteca e catálogo, pode ser utilizado em vários sistemas operacionais como o Linux, Windows, Unix etc.

Catálogo: reúne todas as informações que um repositório, porém, as informações não se encontram dentro do control file, e sim, em um banco de dados, e o catálogo não armazena informações apenas de um único banco de dados, mas de N. Auxiliando de forma rápida a restauração e recuperação de componentes do banco de dados, como control file, datafiles, objetos e etc. O principal objetivo do catálogo é centralizar todas as informações de todos os banco de dados do ambiente em um único lugar, facilitando a administração.

Biblioteca: tem a função de guardar todas as ações de backup em cima de um banco de dados

DATABASE CONTROL

Com o database control você tem a possibilidade de executar ações administrativas como, por exemplo, criação de objetos de esquema (tabelas, visões, índices) gestão de segurança do usuário, gerenciamento de memória do banco de dados e armazenamento, você também pode ver desempenho e status de informações sobre seu banco de dados.

Bibliografia:

http://www.devmedia.com.br/rman-introducao-oracle/3848

http://docs.oracle.com/cd/E14812_01/doc/doc.103/e12834/osb_rman_backup.htm

Conclusão

Através deste trabalho pude concluir que todas essas ferramentas e aplicativos são essenciais para um bom funcionamento do banco de dados com segurança e facilidade, gerenciando de uma maneira eficaz determinado banco de dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com