TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio De Cinematica

Pesquisas Acadêmicas: Portfolio De Cinematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 5

...............................................................................................................................

ENGENHARIA MECATRÔNICA

MÓDULO CIENTÍFICO 1

IVAN RIBEIRO SOUSA – RA 225612010

FERNANDO ROCHA CARVALHO – RA235202010

MARCOS VINÍCIUS CRESCÔNCIO DA SILVA – RA201652013

RAFAEL VINÍCIO DE LIMA – RA234602010

PORTFÓLIO 1

QUÍMICA INDUSTRIAL

...............................................................................................................................

Guarulhos 2013

IVAN RIBEIRO SOUSA

FERNANDO ROCHA CARVALHO – RA235202010

MARCOS VINÍCIUS CRESCÔNCIO DA SILVA – RA201652013

RAFAEL VINÍCIO DE LIMA – RA234602010

PORTFÓLIO 1

QUÍMICA TECNOLÓGICA

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina de Química tecnológica

Professora. Luciana Pavarolli

Guarulhos

2013

1 - FABRICAÇÃO DE RODAS ATRAVÉS DE FUNDIÇÃO POR INJEÇÃO

A fundição é o processo pelo qual os metais ou ligas metálicas em estado líquido (fundido) no caso o alumínio, são vazadas em um molde para a fabricação das rodas e outros variados tipos de peças, objetos decorativos, carcaças de máquinas, lingotes e outros.

Será descrito o processo de fundição por injeção de alumínio na fabricação de rodas para automóveis e também a matéria prima utilizada na composição desse material que por consequência, são todos de perfil tóxicos: o ferro que reduz a trabalhabilidade (AlFe3), o silício que aumenta a resistência à tração e o cobre que aumenta a resistência à tração. A seguir é descrito uma relação dos principais elementos de liga do alumínio: Cu, Mg, Si, Zn, Ni, Ti, Cr, Co, Pb, Sn e outros.

O AL puro (99,99%) tem baixa resistência mecânica.

Resistência à tração:

AL puro= 6 Kg/mm²

AL comercial = 9,14 Kg/mm²

Segundo Giancarlos “existe uma diferença entre as rodas de alumínio feitas para automóveis e utilitários Esportivos daquelas fabricadas para veículos de carga. Essas rodas de alumínio ou outras ligas são fundidas enquanto a dos caminhões são forjadas. As forjadas são mais caras porém mais resistentes”.

1.1 - FUNDIÇÃO POR INJEÇÃO

A fundição é o processo pelo qual os metais ou ligas metálicas em estado líquido (fundido) no caso o alumínio, são vazadas em um molde para a fabricação dos mais variados tipos de peças, objetos decorativos, carcaças de máquinas, lingotes e outros. Em muitos casos, a fundição é o processo mais simples e econômico de se produzir uma peça, principalmente quando esta é de grande porte, de geometria intrincada ou com canais internos e cavidades. Na figura 1 é mostrado o processo de fundição.

Figura 1 – Processo de fundição por gravidade

A fundição pode dar origem a peças acabadas, já em seu formato final, ou não. Nesse caso, elas podem passar por processos de conformação mecânica ( no caso das rodas de caminhão, a forja), ajustes dimensionais, soldagem ou usinagem (para peças que serão usinadas é comum deixar um sobremetal). Mas, de modo geral, as peças fundidas passam por processos de acabamento como corte de canais, usinagem, e rebarbação. Quando necessário, as peças também podem passar por tratamento térmico para conferir maior resistência já que as peças fundidas apresentam menor resistência mecânica do que as peças produzidas por processos de conformação.

Existem vários processos diferentes para se produzir peças fundidas, os mais comuns são: fundição por gravidade, por centrifugação, sob pressão e de precisão. Cada um se ajusta a determinadas exigências de qualidade, custo e tempo. Mas, basicamente, o início do processo, é a produção de um modelo ou de um molde. Que para o caso das rodas, um molde para injeção do alumínio. Elementos de liga, trabalhos à frio e tratamento térmico, aumentam a resistência à tração (60 Kg/mm², o ponto de fusão para lingoteamento fica entre 720° 780°.

O alumínio é um material de alta ductilidade HB: 17-20, possue um módulo de elasticidade AL= 7000 Kg/mm², CU= 11.500 Kg/mm², AÇO= 21.000 Kg/mm², a sua condutividade elétrica é de 61-65% da do CU.

Todos os produtos químicos possuem uma ficha na qual são detalhadas todas suas características e danos ao meio ambiente e as pessoas que é a FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico)

A sua condutividade elétrica só é afetada pelas presença de impurezas, tem uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com