TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portuguesa

Pesquisas Acadêmicas: Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1: Consulte o material referente à aula (Resumo, Conceitos Fundamentais, Web Aula) e leia o capítulo 5 do seu livro-texto, com especial atenção às informações sobre “Fazer e receber críticas”.

Passo 2: Leia atentamente o texto de Carlos Hilsdorf: “Diante da Crítica”, disponível

em: <https://docs.google.com/document/d/1tkBirsgxfrtRfCx_HzvbzxmYIFYSsX3MfpP9KWWHnj4/edit?hl=pt_BR&authkey=COCk59MG>. Acesso em: 12 mar. 2014.

Passo 3: Comparando o conteúdo da aula com o texto, identifique as principais

habilidades envolvidas no processo.

As principais habilidades envolvidas no processo são a empatia, escuta ativa, autoavaliação, entender a expectativa do outro, pedir orientação sobre como empreender a mudança e assim não havendo problema de semântica, distração física, efeito de status, diferenças culturais e ausência de feedback, com certeza haverá uma critica construtiva .

Passo 4: Reflita sobre os itens destacados no passo anterior e identifique em si mesmo características que:

• Contribuem para o processo de oferecer e receber feedback de outras pessoas.

• Dificultam o processo de oferecer e receber feedback de outras pessoas.

Refletindo nos itens destacados na questão dar para observar o que contribui e o que dificulta com respeito a receber e oferecer feedback.

Começando pelo que contribui, pode se dizer que a empatia é fundamental pois se colocando no lugar do outro se entende melhor um ponto de vista que difere do seu, havendo também a escuta ativa para se achar o melhor caminho para expor o assunto, temos também que entender a expectativa do outro e assim tentar supri la.

As formas de contribuir para o feedback são infinitas, mas o principal que vejo é a empatia. Com respeito a receber o feedback é importante não haver problema de semântica, distrações físicas, efeito de status e diferenças culturais e caso haja é necessário empatia de ambas as partes para que possam se entender.

Sendo assim para que haja uma critica construtiva e o fato de receber e fazer critica sempre será fundamental um ótimo canal de comunicação, uma ativa, e sempre a empatia como base para que ao final não tenha ausência de feedback.

Passo 5: Com base nas características identificadas nos passos anteriores, redija um texto de 15 linhas definindo as ações que possam ser empreendidas para desenvolver a sua habilidade em dar e receber feedback.

Habilidades em dar e receber feedback

Feedback é uma palavra inglesa que tem como significado (dar resposta) ou (alimentar), é muito utilizado na área da comunicação, administração de empresas ou psicologia. Essa ação de dar a resposta a algo (feedback), pode ser positivo ou negativo.

Feedback positivo: reforçar comportamentos adequados e que se deseja que seja repetido novamente outras oportunidades.

Feedback negativo: apontar comportamentos inadequados, juntamente com uma possível solução para que seja adequado.

Existem alguns pontos que pode ser treinado para se tornar hábil em dar e receber feedback, por exemplo, refletir cuidadosamente sobre o que se quer falar, escolher um lugar mais tranquilo para diminuir a pressão, destacar qualidades de quem ouve antes de cobrar qualquer coisa, ser claro e objetivo, ouvir com atenção a outra pessoa, não interromper essa pessoa, deixando assim a pessoa confortável a falar e aguardando o momento certo para se pronunciar.

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »