TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prejuízo racial

Resenha: Prejuízo racial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Resenha  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  206 Visualizações

Preconceito racial

O preconceito racial é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes.

O Brasil está muito longe de ser um país onde todos sejam iguais. O espaço e a visibilidade que o negro tem em nossa sociedade, não permitem que ele sirva de referência. O respeito racial deve ser alcançado e extinguido não de forma autoritária, mas voluntariamente, dado de espontaneidade.

Entre as formas sobre como definir o preconceito racial está a questão de se incluir formas de discriminação que não são intencionais, como as que fazem suposições sobre preferências ou habilidades dos outros com base em estereótipos raciais, ou formas simbólicas e/ou institucionalizadas de discriminação, como a circulação de estereótipos étnicos pela mídia. Também pode haver a inclusão de dinâmicas sócio- políticas de estratificação social que, por vezes, têm um componente racial. Algumas definições de preconceito racial também incluem comportamentos e crenças discriminatórias baseadas em estereótipos culturais, nacionais, étnicos ou religiosos

Com tudo isso, percebemos que o preconceito é um dos problemas mais graves em todo o mundo, e que as pessoas precisam se conhecerem melhor, independente de cor ou raça, sendo branco, preto, índio ou qualquer outro tipo, devemos respeitar e zelar pelo próximo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com