TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Democracia Racial

Exames: Democracia Racial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2012  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  1.041 Visualizações

Página 1 de 2

Da mesma forma que houve uma mestiçagem de culturas teve também uma pluralidade racional em nosso país, que pelo fato de sermos diferentes de cor ou cultura teve como conseqüência o racismo a falta de democracia racial em nosso país.

Em nossa cultura poderíamos enumerar o vasto número de piadas e termos que mostram como a distinção racial é algo corrente em nosso cotidiano. Quando alguém auto-define que sua pele é negra, muitos se sentem deslocados. Parece ter sido dito algum tipo de termo extremista. Talvez, chegamos a pensar que alguém só é negro quando tem pele “muito escura”. Com certeza, esse tipo de estranhamento e pensamento não é misteriosamente inexplicável

No próximo dia 12 de maio acontece a XVI edição da Marcha Noturna pela Democracia Racial, uma manifestação organizada pelo Instituto do Negro Padre Batista, que percorre as ruas do centro da cidade de São Paulo, nas vésperas do dia em que se comemora a abolição da escravatura no Brasil, com início na Igreja da Boa Morte, passando por várias ruas da região central da cidade que servem de referência para a população negra paulistana, contando sua trajetória de luta pela igualdade de direitos, e termina com um abraço na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Largo do Paissandú, clamando por Igualdade Racial.

O evento que já está na sua 16ª edição tornou-se referência para o movimento negro, abrindo os debates e as reflexões que vem à tona sempre no dia 13 de maio.

A Marcha Noturna pela Democracia Racial conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por meio de sua Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias (ACGE), bem como da Coordenação de Políticas para as Populações Negra e Indígena, CONE – Coordenadoria de Assuntos da População Negra (Prefeitura de São Paulo), e demais entidades/associações do movimento negro paulista e paulistano.

http://www.generoseetnias.com.br/2012/05/xvi-marcha-noturna-pela-democracia-racial/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com