TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prensa Excentrica

Artigo: Prensa Excentrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2012  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 2 DA ATPS DE QUIMICA:

PASSO 2

No Brasil, os principais estados produtores são o Rio Grande do Norte, no chamado Pólo Costa Branca; e o Rio de Janeiro, na chamada Região dos Lagos. Nestes estados o sal marinho é obtido através do bombeamento da água do mar para salinas formadas por tanques de evaporação a céu aberto. Depois que a água evapora, o sal que resta no fundo é raspado, empilhado e conduzido às refinarias.

PASSO 3

É utilizado em larga escala na produção de:

hidróxido de sódio (NaOH): também conhecido como soda cáustica, portanto um hidróxido cáustico usado na indústria (como base química) na fabricação de: papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Ocasionalmente apresenta uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo, devido à sua elevada reatividade, podendo produzir: queimaduras, cicatrizes e cegueira. Reage de forma exotérmica com a água, em que ocorre emissão de calor e é produzido por eletrólise, ou seja, decomposição de um composto em seus componentes, mediante a passagem de uma corrente elétrica numa solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.

ácido clorídrico (HCl): por eletrólise junto de sua solução aquosa (processo cloro-álcali). Fortemente ácida e extremamente corrosiva, devendo ser manuseada apenas com as devidas precauções. Normalmente utilizado como reagente químico, é um dos ácidos fortes que se ioniza completamente em solução aquosa. Os sucos digestivos humanos consistem numa mistura bastante diluída de ácido clorídrico e várias enzimas que ajudam a clivar (fragmentar) as proteínas presentes na comida. São duas as formas que apresenta:

cloreto de hidrogênio: é um gás em sua forma pura (HCl). À temperatura ambiente é: incolor a ligeiramente amarelado, corrosivo, não inflamável, mais pesado que o ar e de odor fortemente irritante. Quando exposto ao ar, forma vapores corrosivos de coloração branca. Tem numerosos usos, junto de: metais (para limpar, tratar e galvanizar), curtir couros e na produção e refinação de uma grande variedade de produtos. O pode-se formar durante a queima de muitos plásticos e em contato com a umidade do ar forma o ácido clorídrico, podendo ser liberado pelos vulcões.

ácido muriático: em sua forma de baixa pureza e com concentração não informada, significando aquele pertencente a salmoura ou a sal, sendo vendido sob essa designação para a remoção de manchas resultantes da umidade em: pisos e paredes de pedras, azulejos, tijolos e outros.

O perclorato de sódio (NaClO4), é usado como oxidante e na indústria têxtil e papeleira. Compostos de cloro como os clorofluorocarbonetos (CFCs) contribuem para a destruição da camada de ozônio

O clorato de sódio (NaClO3), também pode ser usado para produzir dióxido de cloro, empregado para o branqueamento do papel, assim como para a obtenção de perclorato

O sal de sódio correspondente (NaClO2), é usado para produzir dióxido de cloro (ClO2), usado como desinfetante.

ÁGUA

SAL

INDUSTRIAS QUE UTILIZAM MATÉRIAS-PRIMAS OBTIDAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com