TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A Excêntrica Família De Antonia

Casos: Resenha A Excêntrica Família De Antonia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2013  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE FÍLMICA: “A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE ANTÔNIA”

O filme “A excêntrica família de Antônia” nos permite analisar diversos aspectos da psicologia; como, a construção de estereótipos; o “ethos” e os valores culturais; a comunidade e as relações estabelecidas a partir desta mesma; a diversidade e sujeitos com necessidades especiais; a relação entre sujeito e ambiente na construção da personalidade; formação de grupos; o envelhecimento e sua relação com a morte; e etc.

            Podemos perceber com certa clareza a facilidade com que os personagens têm ao se referirem à morte, à qual é considerada apenas uma etapa de um longo ciclo que é a vida. Como diz Antônia; “não é a morte que norteia a vida, mas a vida que norteia a morte”.

            Após esta afirmação, fica uma interrogação: Que fatores teriam provocado a ocorrência de tais comportamentos?

            É possível que se responda o questionamento com facilidade. Com o decorrer de diversos acontecimentos no filme, fica evidente que o ambiente construído pela família de Antônia foi propício à apresentação de tais comportamentos; ou seja, é provável que exista um histórico de reforçamentos por trás destes fatos.

            Em oposição às idéias de Antônia, que queria viver bem cada dia de sua vida, Dedo Torto apresenta-se melancólico e acredita que o “não existir” ou o “morrer” seria a melhor solução para os seus problemas, o que nos revela um possível histórico de punições em relação ao “estar vivo”; o resultado de tudo isso foi um comportamento de esquiva para com a vida, o que o levou ao suicídio.

            Ao tratarmos de Dedo Torto, como também de Boca Mole, e outros personagens do filme, nos vem em questão os estereótipos e sua influência na construção da avaliação psicológica de cada um. È possível que pensemos quanto diferentes eles seriam, caso não fossem marcados por estes nomes; que de alguma forma os excluíam da sociedade.

            Vemos que a família de Antônia foi compondo-se como um grupo aberto; principalmente por pessoas excluídas pela sociedade; seja por limitações psicológicas, cognitivas, forma de pensamento oposto ao “ethos” cultivado pelos moradores da aldeia, e etc.

            Como diz o próprio título do filme, a família protagonista era caracterizada principalmente por sua excentricidade e diversidade.

            Analisemos agora a seguinte questão: Os componentes da família citada, marcados por diversos tipos de exclusão, poderiam ser considerados como pessoas com necessidades especiais? Creio que esta questão seja relativa; pois como sabemos, o ambiente é um grande determinante da personalidade; este mesmo pode propiciar ou não, contingências para que estas pessoas se constituam como sujeitos com necessidades especiais. Entendemos que com a aceitação das diversidades dentro do ambiente oferecido por Antônia, casa um dos componentes do grupo passou a ser normal (se já não eram) dentro dos limites oferecidos pelo ambiente.

            Percebemos que apesar da comunidade formada pelos aldeões e principalmente pela comunidade religiosa imporem valores morais, costumes e normas a serem seguidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com