TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais tipos de memória e suas características

Pesquisas Acadêmicas: Principais tipos de memória e suas características. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.419 Palavras (10 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 10

Subsistemas de memória.

A memória do computador é um componente onde se armazena e se trabalha informações. A memória possui variedades de trabalho, capacidade de armazenamento, velocidade, tecnologia, isso faz com que as memórias se tornem subsistemas, hierarquicamente estruturados.

Em alguns tipos de trabalho com as memórias pode se considerar o tempo de acesso fundamental, outros tipos de memória podem ser considerados a capacidade de armazenamento como algo fundamental para a execução de determinada tarefa. Em alguns casos a permanência de informações na memória após o desligamento é relevante. Esta característica que consiste em tempo de acesso e tempo de armazenamento são chamados de subsistemas de memórias.

Figura que ilustra perfeitamente como funciona um Subsistema de memória.

Observações: Quanto menor é o tempo de acesso e menor a capacidade o custo se torna maior, quando o tempo de acesso é alto e a capacidade é alta o custo da memória se torna menor.

Principais tipos de memória e suas características.

Registradores: Os registradores de uma UCP são unidade de memória temporária, e estão no topo da hierarquia da memória, devido ao seu menor tempo de acesso e menor sua capacidade e seu custo mais elevado.

Características: O tempo de acesso dele é de 0.1 a 0.5 n.s.

A Capacidade do registrador é de 50 b a 800 b (100 B), é volátil, tem a tecnologia das memórias estáticas (SRAM), temporariedade grande, o dado é muito temporário. Possui o custo mais caro de todas as memórias.

Memória Cache

A memória cache é um tipo de memória volátil, ou seja, perde informações ao ser desligada. A memória cache é uma memória auxiliar, sua função é agilizar o processo na busca de informações na memória, as informações mais utilizadas ficam na memória cache isso facilita a velocidade na busca de informações.

Características: Sua capacidade é relativamente baixa, são encontrados valores entre 64KB e 2 MB. Usa tecnologia de memória estática (SRAM). Sua temporariedade varia de acordo com a busca de informações.

Memória Principal

O conceito de memória principal surgiu junto com a arquitetura de Von Neumann, que se baseava em dois princípios básicos, que consistem em: Base Binária (0,1) e armazenamento dos programas, assim como dos dados, na memória do computador.

A memória principal dos computadores atuais é feita com a tecnologia de semicondutores, isso permite um aumento na velocidade na transferência de bits.

Características

O tempo de acesso a memória principal é de 10 a 20 ns, Sua capacidade pode variar muito, tipicamente entre 256 MB e 1 GB, a memoria principal é volátil, seu custo é menor, com maior capacidade de armazenamento, sua temporariedade varia de acordo com o programa que esta em execução e da quantidade de dados que estão executados em um determinado instante.

Memória Secundária

A memória secundária é um tipo de memória não volátil, ou seja, não perde informações quando não há energia sobre ela, é utilizada para manter informações por um longo tempo, são conhecidas também como memória de massa.

Existem basicamente dois tipos de memória secundária, que são:

Acesso imediato: As informações são acessadas imediatamente.

Acesso quando desejado: É preciso inserir uma mídia no dispositivo para que a memória seja acessada.

Características:

O tempo de acesso da memória secundária pode varias muito, um HD pode chegar a 5 a 10 ms, 20 ms para pen drive, 120 a 300 ms para CD-ROM.

Sua capacidade de armazenamento é a maior existe hoje, um HD pode variar de 20 a 1 TB, um CD-ROM pode chegar até 700 MB e pen drivers variam de 512 MB á 32 GB. Ela não é volátil e sua temporariedade é pequena.

PASSO 3

Principais tipos de memória de acesso aleatório e principais tipos de memória para armazenamento de dados.

Principais tipos de memória de acesso aleatório

A memória de acesso aleatório mais conhecida é a memoria RAM, que provem do inglês Randon Access Memory. A memória RAM é uma memória que permite a leitura e escrita de dados, é também utilizada como memória primaria em sistemas eletrônicos.

A memória RAM se tornou indispensável para os computadores pessoais contemporâneos, pois é na memória RAM que ficam armazenados os programas operacionais básicos.

Principais tipos de memória para armazenamento de dados.

Existem basicamente três tipos de memória de armazenamento de dados

Armazenamento por meio magnéticos, que são os HD, HD externo, armazenamento por meio óptico, que são CD, DVD e por fim armazenamento por meio eletrônicos, chips, cartão de memória, pen drive.

Funcionalidades e diferenças entre os dispositivos USB 2.0 e 3.0

As principais funcionalidades de uma USB 2.0 trabalha com uma transferência de dados de até 480 Megabytes por segundo, enquanto a USB 3.0 trabalha em uma velocidade de transferência de dados de ate 5 Gigas por segundo.

Além da velocidade como principal diferença, as novas portas USB 3.0 consomem menos energia do que a antiga geração.

Tecnologias de memórias utilizadas nos dispositivos Ultrabooks e Tablets. (Velocidade de acesso e capacidade destas memórias)

Ultrabooks – Memória de armazenamento.

A tecnologia das memórias ATA, SATA, S-ATA se refere a transferência de informações entro o computador e o dispositivo de armazenamento. O sucesso da tecnologia ATA dar-se a sua formação, que são feitos por dois pares de fios, um para receber informações e outro para transmitir as mesmas, e mais três fios chamados de fios terra.

As principais melhorias entre as tecnologias ATA são as seguintes: Maior velocidade na transmissão de informações e permite mudar, remover ou acrescentar dispositivos enquanto execução.

Outra tecnologia que deu certo nos ultrabooks foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com