TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios de Eletricidade

Por:   •  12/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.232 Palavras (13 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 13

                UNIVERSIDADE UNIGRANRIO – DUQUE DE CAXIAS

 CAPACITORES

TURMA: IEN220-06/1

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO – DUQUE DE CAXIAS

CAPACITORES

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção e aprovação na disciplina Princípios de Eletricidade, no Curso de Engenharia Civil, na UNIVERSIDADE UNIGRANRIO.

Professor: Luiz Eduardo

Duque de Caxias, 06 de Novembro de 2017.

SUMÁRIO

RESUMO                1

1 - INTRODUÇÃO        3

2 - CAPACITÂNCIA        5

2.1 - associação em paralelo de capacitores        7

2.2 - associação em série de capacitores        8

2.3 -- associação MISTA dE capacitores        9

3- CAMPO ELÉTRICO        10

4 - TIPOS DE CAPACITORES        11

     4.1- Capacitor Eletrolítico        11

     4.2- Capacitor de Poliéster        11

     4.3- Capacitor Cerâmico        12

     4 .4- Capacitor de Tântalo        12

     5.5 - Capacitor de Mica        12

     4.6- Capacitor SMD        13

     4.7- Capacitor variável        13

     4.8- Capacitor a Óleo e Papel        13

    4.9- Capacitor Supressor de Ruído (Classe Y ou X)        14

     4.10- Snubber        14

     4.11 - Capacitor de Poliestireno        14

     4.12 - Capacitor de grandes dimensões        15

5 - PROPRIEDADES        16

6 - APLICAÇÕES DOS CAPACITORES NA INDÚSTRIA        17

7 - CONCLUSÕES        20

8 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21


RESUMO

Em circuitos eletrônicos alguns componentes necessitam que haja alimentação em corrente contínua (quando não altera seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa), enquanto a fonte está ligada em corrente alternada (mudam de direção constantemente, ou seja, ora é positiva e ora é negativa,). A resolução deste problema é um dos exemplos da utilidade de um capacitor.

Este equipamento é capaz de armazenar energia potencial elétrica durante um intervalo de tempo, ele é construído utilizando um campo elétrico uniforme. Um capacitor é composto por duas peças condutoras, chamadas armaduras e um material isolante com propriedades específicas chamadas dielétrico.

Para que haja um campo elétrico uniforme é necessário que haja uma interação específica, limitando os possíveis formatos geométricos de um capacitor, assim alguns exemplos de capacitores são:

[pic 1]  [pic 2]

Capacitores Planos                                                                    Capacitores Cilíndricos

[pic 3]

                                                                       Capacitor Esférico

Os capacitores mais convencionais são os de placas paralelas, sendo dispositivos encontrados em circuitos eletrônicos, e outras aplicações como, por exemplo, sensores, osciladores, filtros de ruídos, armazenamento de carga em sistemas de flash de câmeras fotográficas, em fontes de alimentação e muitos outros exemplos. Utiliza-se como dielétrico o papel, a cerâmica, a mica, os materiais plásticos ou mesmo o ar.

Os capacitores tem a mesma função: armazenar energia. O que os diferencia, geralmente, são a aplicação e o material dielétrico. Capacitores são usados há muito tempo, e por isso existem tantas variações, para se adequarem as necessidades que foram surgindo ao decorrer da evolução da eletrônica.

Depois de entender o que é um capacitor e ver a quantidade de aplicações para esse dispositivo eletrônico, fica clara a existência de diversos tipos de capacitores. Essa variedade existe graças a suas diversas formas de aplicação, e cada ocasião requer um tipo especifico de capacitor.

[pic 4][pic 5]

  1.  INTRODUÇÃO

Capacitores são componentes eletrônicos capazes de armazenar cargas elétricas e, consequentemente, energia potencial elétrica. Eles possuem dois terminais que são conectados interiormente por placas metálicas, geralmente de alumínio, e separados por um material isolante (cerâmica, mica, porcelana, e até ar), chamado Dielétrico. Entretanto, esse material se comporta como isolante até ser submetido a certa quantidade de carga, e então, torna-se condutor.  Os formatos típicos consistem em dois eletrodos ou placas que armazenam cargas opostas. Estas duas placas são condutoras e são separadas por um isolante ou por um dielétrico. A carga é armazenada na superfície das placas, no limite com o dielétrico. Devido ao fato de cada placa armazenar cargas iguais, porém opostas, a carga total no dispositivo é sempre zero. O capacitor é um componente usado em quase todo tipo de dispositivo eletrônico. Ele permite armazenar cargas elétricas na forma de um campo eletrostático e mantê-la durante certo período, mesmo que a alimentação elétrica seja cortada. Os capacitores são usados nas fontes de alimentação, nas placas mãe e em inúmeros outros componentes. A função mais comum é retificar e estabilizar a corrente elétrica, evitando que variações possam danificar qualquer dispositivo. É justamente por causa dos capacitores que nunca devemos tocar nos componentes internos da fonte de alimentação sem os cuidados adequados. Você pode levar um choque considerável mesmo que a fonte esteja desligada da tomada.

[pic 6]

Na figura acima, cada armadura encontra-se ligada a um polo. A armadura ligada ao polo positivo eletriza-se positivamente, e a armadura ligada ao polo negativo eletriza-se negativamente. Entre as armaduras do capacitor existe um meio isolante que pode ser trocado por algum outro material.

  1. CAPACITÂNCIA

O capacitor é um dispositivo elétrico que tem a capacidade de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo eletrostático, fato esse denominado de capacitância de um capacitor. No SI, a unidade de capacitância é o Farad (F), no entanto, essa é uma medida muito grande e para fins práticos são utilizados valores expressos em microfarads (μF 10-6), nanofarads (nF 10-9) e picofarads (pF 10-12).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (801.8 Kb)   docx (874.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com