TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas com caldeiras de calor residual

Artigo: Problemas com caldeiras de calor residual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Artigo  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Como no caso de todas as caldeiras, o tratamento da água pode ter uma função importante na manutenção da eficiência das caldeiras, principalmente a de recuperação, além da confiabilidade dos equipamentos. Outro problema das caldeiras de recuperação é que o tratamento inadequado da água pode causar falhas nos tubos da caldeira, as quais podem resultar em uma explosão água-smelt. Tal reação é o resultado de uma expansão explosiva da transformação da água líquida em vapor, que provoca um aumento de 200 vezes o volume original.

Uma evolução significativa da química do tratamento de água de caldeira foi iniciada nas décadas de 1940 e 1950, com o desenvolvimento de resinas de troca iônica sintéticas disponíveis comercialmente. O desenvolvimento de abrandadores, desmineralizadores e, posteriormente, tecnologias de troca iônica em leito misto permitiram a operadores de fábricas de celulose produzir de modo confiável água de alimentação com alto grau de pureza, o que possibilitou o estabelecimento de pressões de caldeira mais altas, com menor probabilidade de formação de depósitos e transferência de impurezas para o vapor.

Além da melhoria da pureza da água, tornou-se cada vez mais importante o aprimoramento dos tratamentos químicos para atender à maior demanda por manter limpa as caldeiras. Tratamentos de precipitação de fosfato e o desenvolvimento de dispersantes polímeros sintéticos ajudaram no controle da formação de depósitos em caldeiras de baixa pressão. Aprimoramentos no tratamento por fosfato coordenado para o controle da corrosão e limpeza em caldeiras de alta pressão ajudaram a aumentar a confiabilidade dos equipamentos. Os tratamentos totalmente baseados em polímeros e a melhoria contínua dos polímeros na década de 1980 tornaram mais eficiente à limpeza das caldeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com