TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimento Prático Laboratório de Perda de Carga

Por:   •  23/3/2021  •  Ensaio  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2
  1. PROCEDIMENTOS PRÁTICOS

O aparato é composto por um reservatório de água, uma bomba centrífuga de 4 CV, que irá acionar o escoamento que passara pelas tubulações, tubulações de PVC, cobre e aço, tomadas de pressão que permite fazer a medição das perdas de cargas associadas aos piezômetros, tomadas de pressão associadas as tubulações, placa de orifício onde será medido a vazão, piezômetros, manômetro diferencial de mercúrio, trena, paquímetro e termômetro.

Figura 1 - Bancada experimental para medição de Perda de Carga Contínua

[pic 1]

Fonte: (de Castro, s.d.)

Para este experimento foi escolhido o tubo de cobre. Utilizando um paquímetro mediu-se o valor de 20,5 mm para o diâmetro do tubo.

Primeiramente, foi realizada a zeragem antes de iniciar o experimento. Para isto ligou-se a bomba e com os registros fechados e a vazão igual a zero, verificou-se que os meniscos (que são o referencial) estavam alinhados e foi medido o valor de 490 mm nos piezômetros associados a perda de carga e o valor de 568 mm associados aos piezômetros relacionados a vazão.

Logo após, os 4 registros de pressão foram abertos, no qual foi possível verificar a medição nos 4 piezômetros e observar que os valores seguem uma ordem decrescentes do 1° ao 4° piezômetro, constatando então a existência da linha piezométrica.  

O manômetro de mercúrio está associado apenas as tomadas de pressão 2 e 4, portanto durante o experimento ao aumentar a vazão será necessário medir apenas estas tomadas de pressões citadas.

Em seguida através do registro de controle de vazão foi liberado uma baixa vazão, aguardou-se o estabelecimento do regime permanente de escoamento, e fez-se as leituras dos seguintes valores:

Vazão 1:

  • Medição de Vazão

H1= 704 mm

H2= 554 mm

  • Perda de Carga

L1 = 704 mm (tomada 2)

L2 = 320 mm (tomada 4)        

Posteriormente com uma trena mediu-se a distância de 293 cm entre a tomada de pressão 2 e 4.

Gradativamente as vazões foram sendo aumentadas e anotou-se o valor das medidas de vazão e perdas de cargas, como foi feito para a vazão 1.

A partir da 4° vazão não foi possível continuar fazendo as leituras no piezômetro de água pois, a capacidade máxima dele foi excedida. Portanto foi utilizado o piezômetro de mercúrio para obter as perdas de carga das vazões 4, 5, 6 e 7, conforme descrito na tabela XX.

Com o termômetro mediu-se a temperatura da água no valor de 23° C, e o diâmetro nominal da tubulação de cobre de 22 mm.  

Bibliografia

de Castro, A. P. (s.d.). Acesso em 19 de 03 de 2021, disponível em https://www.moodlepresencial.ufop.br/mod/resource/view.php?id=290636

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (374.6 Kb)   docx (271.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com