TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processador A5

Trabalho Escolar: Processador A5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

ARQUITETURA DA COMPUTAÇÃO

Processador A5

Jundiaí

2013

1. Introdução

Neste trabalho, será apresentado informações técnicas e os oprocessos que compõem a estrutura do processador DUAL CORE A5, projetado pela APPLE e produzido pela SAMSUNG, usado em alguns aparelhos movéis, como IPAD 2, IPHONE 4S, IPOD TOUCH 5ª geração, IPAD mini, etc.

Este processador, e do tipo System on a Chip, ou seja, no processador, já esta embutido a CPU e a GPU. É um processador de alta qualidade e processamento rápido.

2. Processador Dual Core A5

O processador A5 é um modelo projetado pela Apple e fabricado pela Samsung.

Este processador utiliza uma técnica de circuito integrado, conhecido como System on a Chip, que é um chip com todos os componentes de um computador, ou qualquer outro sistema eletrônico integrados. Ele pode conter funções digitais, analógicas e mistas. As características de um System ou a Chip ( ou SoCs, como são conhecidos), são semelhantes as de um micro controlador , porém são mais potentes e capazes de executarem programas como o Windows, que necessita de memória externa para funcionar e são usados com vários periféricos acoplados. Esses processadores SoCs, aumentam a integração do chip, o que reduz os custos de fabricação e economiza espaço na placa mãe.

O processador A5 tem acoplado a CPU (Unidade Central de Processamento) e a GPU (Unidade Gráfica de Processamento).

2.1. Especificações técnicas do processador A5

Núcleo (CPU)

Dois núcleos poderosos em um único chip A5 podem fazer o dobro do trabalho e dar uma alta performance durante a aplicação de carga e comutação A CPU do A5 é uma ARM Cortex A9 dual core com acelerador NEON SMD.É um processador multicore que utiliza conjunto de instruções ARM V7. Os processadores ARM são considerados excelentes para dispositivos que requerem baixo consumo de energia, pois foram criados para fornecer até 10 horas de duração da bateria. Vários micros controladores, processadores de micro e outros sistemas embarcados usam os processadores de 32 bits ARM. Algumas das outras características importantes do ARM Cortex-A9 são:

• Thumb 2 , que é é uma tecnologia de programação que tem 32 bits de codificação do conjunto de instruções para garantir um bom desempenho do processador.

• Jazelle DBX ajuda na execução de Java bytecode, que é usado na compilação Java.

Unidade de Processamento Gráfico

A Unidade de processamento gráfico (GPU) é um circuito que ameniza as imagens em um quadro, de modo que o vídeo ou imagens podem ser vistas na tela inicial ou de exibição. A GPU, o que também é chamado de unidade de processamento visual é usada em sistemas embarcados, celulares, desktops, etc. Ele é responsável por controlar a computação gráfica (CG) e alterar a memória para dar uma saída eficiente para a exibição. No processador A5, a GPU é uma GPU Power VR SGX543MP2 (capaz de movimentar 35 milhões de polígonos por segundo a 200 MHz). Tem a capacidade para mover 1000000000 pixels por segundo. O processador dual Core possui um processamento gráfico 9X mais rápido e seu alto padrão gráfico rende melhores performances durante a execução de jogos e vídeos.

A memória é DDR2 (double data rate) e possui 512 MB de RAM (capacidade de memória). Possui um conjunto de instruções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com