TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processadores Multicore

Pesquisas Acadêmicas: Processadores Multicore. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 3

Processadores Multicore

Multicore é a definição para qualquer processador que tenha mais de um núcleo. Atualmente há vários processadores desse tipo no mercado, com dois, três, quatro, cinco, seis e até oito núcleos.

Os fabricantes tiveram que tomar este rumo devido ao fato dos processadores antigos atingirem frequências muito altas, e logo não haveria sistema de refrigeração eficiente o suficiente para que eles não chegassem a temperaturas tão altas.

A principal vantagem do processador Multicore é a realização de várias tarefas ao mesmo tempo. Outra vantagem importante é o fato de esquentarem muito menos do que os processadores com apenas um núcleo, devido ao fato de cada núcleo trabalhar em uma velocidade menor, consequentemente produzindo menos calor. Como cada núcleo tem seu próprio cache, o sistema operacional dispõe de recursos suficientes para lidar com o processamento intensivo de tarefas executadas em paralelo, assim melhorando a eficiência do sistema e o desempenho em ambiente multitarefa.

A tecnologia Multicore consiste em colocar duas ou mais unidades de execução (cores ou núcleos) no interior de um único chip. O sistema operacional trata esses núcleos como se cada um fosse um processador diferente, cada um com seus próprios recursos de execução. Na maioria dos casos, cada unidade possui seu próprio cache e pode processar várias instruções simultaneamente.

A presença de vários núcleos é especialmente eficaz quando uma das aplicações deve ficar sendo executada continuamente com um programa de antivírus, assim evitando o gargalo (bottleneck). Uma arquitetura Multicore é geralmente um multiprocessamento simétrico (SMP) implementado em um único circuito VLSI (Very Large Scale Integration). Seu objetivo é melhorar o paralelismo no nível de threads, ajudando especialmente as aplicações que não conseguem se beneficiar dos processadores superescalares atuais por não possuírem um bom paralelismo no nível de instruções.

Intel

A Tecnologia Hyper-Threading Intel utiliza recursos do processador de forma mais eficiente, permitindo que múltiplas threads sejam executadas em cada núcleo. Também aumenta o rendimento do processador, melhorando o desempenho global em threaded softwares. Podendo assim Executar aplicações exigentes em simultâneo, mantendo a capacidade de resposta do sistema.

A Tecnologia HT Intel está disponível na geração anterior e na terceira geração da família de processadores Intel Core, também na família Intel Xeon. Disponível para uma grande variedade de Laptops, desktops, servers e workstation systems.

AMD

Através da arquitetura Bulldozer, a AMD adotou uma nova abordagem, agora cada dois núcleos compartilharão alguns recursos (a unidade de entrada, a unidade de ponto flutuante e o cache de memória L2), formando módulos. Ou seja, cada módulo será formado por dois núcleos de processadores, não sendo completamente independentes entre si portanto.

Essa mudança proporciona redução de custos e otimização do processador. Como em um processador de vários núcleos algumas unidades dentro dos núcleos permanecem ociosas na maior parte do tempo, a ideia foi combiná-las. Com menos unidades, o processador pode ser menor, o que reduz a quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com