TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Desenvolvimento De Sistemas

Casos: Processo De Desenvolvimento De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Sommerville (2007, p. 6) “um processo de software é um conjunto de atividades e resultados associados que produz um produto de software”.

Desse modo, Sommerville (2007, p. 43) destaca que existem quatro atividades fundamentais de processo que são comuns a todos os processos de software. São elas:

1 – Especificação do software: a funcionalidade do software e as restrições sobre sua operação devem ser definidas, ou seja, descrever o sistema.

2 – Projeto e implementação de software: o software que atenda à especificação deve ser produzido, é feito o desenvolvimento do mesmo.

3 – Validação de software: o software deve ser validado para garantir que ele faça o que o cliente deseja.

4 – Evolução de software: o software deve evoluir para atender às necessidades mutáveis do cliente.

Conforme Sommerville (2007), compreende-se que diferentes tipos de sistemas necessitam de diferentes processos de desenvolvimento. Conseqüentemente, algumas atividades genéricas podem ser organizadas de várias maneiras e descritas em níveis diferentes de detalhes, para cada tipo de software. Porém, o uso de um processo de software inadequado pode reduzir a qualidade ou a utilidade do produto de software a ser desenvolvido e/ou aumentar os custos de desenvolvimento.

Sommerville (2007) argumenta que não existe um processo ideal, e várias organizações desenvolvem abordagens inteiramente diferentes para o desenvolvimento de software. No entanto, os processos evoluíram para explorar as capacidades das pessoas em uma organização e as características específicas dos sistemas que estão sendo desenvolvidos. No caso de alguns sistemas, como os sistemas críticos, é necessário um processo de desenvolvimento muito estruturado. Deste modo, nos sistemas de negócios, com requisitos que mudam rapidamente, um processo flexível e ágil é provavelmente mais eficaz que as metodologias antigas.

Neste mesmo contexto, Sommerville (2007) relata que, embora não exista um processo de software ‘ideal’, existe espaço para aprimoramento do processo de software em várias organizações.

Os processos podem incluir técnicas obsoletas ou não tirar vantagem das melhores práticas na engenharia de software industrial, onde pode-se desenvolver softwares funcionais de alta qualidade.

De fato, muitas organizações ainda não se beneficiam dos métodos de engenharia de software em seu desenvolvimento do mesmo.

Os processos de software podem ser aprimorados por meio de padronização de processo, na qual a diversidade de processos de software ao longo da organização é reduzida. Isso promove aprimoramento da comunicação e redução no tempo de treinamento e faz com que o apoio ao processo automatizado seja mais econômico. A padronização é também um passo inicial importante na introdução de novos métodos e técnicas de engenharia de software e também nas boas práticas da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com