TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos nos sistemas operacionais

Relatório de pesquisa: Processos nos sistemas operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

Processos em sistemas operacionais

O sistema operacional executa muitas outras instruções, que não são perceptiveis aos olhos humanos, quando está sendo executado um programa solicitado pelo usuário. A realização efetiva de cada tarefa requisitada é feita atraves de um processo. Um único aplicativo pode ter vários processos relacionados a ele, como por exemplo o navegador Internet Explorer, que a cada aba aberta desempenha uma função diferente, permetindo, cada aba ser processada individualmente, ou seja, ainda que uma pare de funcionar as outras continuam funcionando normalmente.

Nesse sentido, de um modo mais simples, podemos definir processos softwares que executam alguma ação e que podem ser controlados de alguma maneira, seja pelo usuário, pelo aplicativo correspondente ou pelo sistema operacional. Ele funciona como uma representação das tarefas em executação, porém nem todas têm relação direta com algum aplicativo, muitas delas mantêm o sistema trabalhando corretamente em pano de fundo – gerenciando redes, memória, disco, checagem antivírus, etc.

Gerenciamento de processos

Desde a criação até o término de um processo é possivel perceber algumas mudanças evolutivas. Na sua criação, seu estado é considerado “Novo”; quando o mesmo está em ação, muda-se para “Executando”; ao depender da ocorrência de algum evento, vira “Esperando”; quando não mais necessário, o processo é “Terminado”. Para que essas etapas ocorram de forma correta, em cada comando que esta sendo requisitado, o sistema operacional tem a responsabilidade de “organizar” esses processos no computador permitindo que os mesmos compartilhem recursos de forma organizada. Sendo assim, o sistema operacional atua como um gerenciador de processos.

Para o gerenciamento de processos funcionar de forma eficaz, o sistema operacional deve primeiramente criar os processos, reserva-los na memória e por ultimo coloca-los numa fila de espera para uso do processador. Os diversos processos competem pela vez de serem processados pelo processador a cada minuto, cabendo ao gerenciador de processos do Sistema Operacional estabelecer uma ordem entre eles.

Além do mais, o sistema operacional permite (através de chamadas de sistema) criar outros processos, como se os processos fossem 'pai' e 'filho' de outros processos. Por exemplo, ao executar o Internet Explorer do Wndows com a intenção de acessar a internet, na verdade, está sendo solicitado a criação do iexplorer.exe (processo do programa Internet Explorer) ao explorer.exe (processo genérico do sistema responsável por fornecer comandos básicos e gerenciar o ambiente gráfico padrão do Windows).

Apenas para visualização ou encerramento de algum processo que está rodando, o windows possui o gerenciador de tarefas do sistema. Uma forma de acessá-lo é pressionando os botões Ctrl, Alt e Del, simultaneamente e escolher a opção “Iniciar Gerenciador de Tarefas”, aba “Processos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com