TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Individual Cenário Empresarial 1º Semestre

Ensaios: Produção Textual Individual Cenário Empresarial 1º Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  4.566 Palavras (19 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 19

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

NOME

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“CENÁRIO EMPRESARIAL – 1º SEMESTRE”

CONTAGEM

2012

NOME

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

“CENÁRIO EMPRESARIAL – 1º SEMESTRE”

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção Textual Individual.

Orientador: Equipe de Professores do 1º Semestre.

CONTAGEM

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04

2.1 MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS................................................... 04

2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES.............................................. 05

2.3 ASPECTOS JURÍDICOS DO EMPRESÁRIO..................................................... 06

2.4 A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS............................. 12

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 14

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 15

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de mostrar o que foi aprendido no primeiro semestre, trazendo a Contabilidade como grande instrumento que auxilia na tomada de decisões, tornando-se fundamental para tratar de questões financeiras. Estamos vivendo uma era de mudanças, incertezas e desafios, onde a busca e o encontro por informações precisas e em tempo real colaboram para decisões que irão fortalecer as entidades.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MATEMÁTICAS A SERVIÇO DAS EMPRESAS

Os conhecimentos matemáticos são relevantes para a atuação do Contador pois ele necessita destas informações no dia a dia, sem dizer que inclusive podem auxiliar em novos investimentos, com oportunidades disponíveis, tal como Copa do Mundo de 2014, como foi citada no texto Cenário é de otimismo para as pequenas empresas gaúchas.

A Contabilidade e a Matemática são duas ciências que caminham juntas, a Matemática possui uma importância significativa dentro das empresas, pois oferece uma enorme contribuição permitindo o planejamento e controle no emprego de recursos materiais, financeiros e humanos e a Contabilidade é importante como ressaltou em seu trabalho o Frei Luca Pacioli um estudioso da Matemática que em 1494, publicou a Summa de arithmetica, geometria et proportionalit, onde apresenta o método das partidas dobradas onde enfatiza que para cada causa existe um efeito; para cada origem existe uma aplicação; para cada Débito existe um Crédito.

A matemática contribui de modo geral para a organização, administração e desenvolvimento da empresa sendo capaz de proporcionar soluções de problemas, sua utilização é uma ferramenta indispensável, na contabilidade, pois o Contador precisa saber e acompanhar o valor dos bens, direitos e obrigações, podendo demostrar qual é o patrimônio liquido da entidade. De forma mais ampla a matemática colabora também na verificação e evidenciação da estrutura patrimonial, apurando resultados, balanço patrimonial e demonstrativo de resultado do exercício.

2.2 FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES

Os fatores ambientais sofrem influências no funcionamento das organizações uma vez que o ambiente de trabalho é importante para o desenvolvimento delas. As empresas, não conseguem evoluir onde os recursos são escassos, como falta de recursos financeiros, matéria prima para produção e mão de obra qualificada, etc., pois isso torna o produto final mais caro e não trará lucro e sim prejuízo. Muitos fatores influenciam em uma tomada de decisões para melhor desenvolvimento de uma empresa.

Para a elaboração e implementação de um bom planejamento estratégico é necessária uma pesquisa para definir os objetivos que a organização quer atingir e o propósito da missão que deve ser definida de acordo com o que a empresa produz ou oferece. A análise dos ambientes é o primeiro passo do processo de planejamento e através dele que as informações serão obtidas e direcionaram os objetivos. A análise capta e mantêm atualizado o conhecimento da empresa em relação ao ambiente e a si própria, identificando e monitorando seus concorrentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com