TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção DAP

Artigos Científicos: Produção DAP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

DAP- Fosfato de Diamônio (Amônio Dibásico)

O fosfato de amônio dibásico - (NH4)2HPO4- é fonte de nitrogênio (N) e fósforo (P) para preparação de soluções nutritivas, correção de deficiências do solo, adubação foliar ou em laboratório, para reações químicas diversas.

Embora não sejam fontes exclusivas de nitrogênio, são empregadas por nossos agricultores, principalmente nas adubações de plantio.

O nitrogênio no fosfato de amônio está na forma de duas moléculas de amônia (NH4), ligadas a um fosfato (PO4) que por sua vez está ligado a um hidrogênio (H).

Por ser um fertilizante fosfatado e nitrogenado, obtem-se como produto resultante do tratamento químico do concentrado fosfático, que apresenta parte do P2O5 solúvel disponível para as plantas e que pode ter ainda outros constituintes nutrientes ou micronutrientes agregados e, também, um produto derivado da amônia, contendo o nitrogênio como principal nutriente para utilização na agricultura.

O Fosfato Diamônico ou Diamônio Fosfato é um fertilizante granulado, resultante da reação entre amônia anidra e ácido fosfórico.

Segundo Ficha de Segurança da Proenol o DAP apresenta as seguintes propriedades físicas e químicas:

a) Aspecto: cristais

b) Cor: branco

c) Odor: ligeiramente picante

d) pH: 8- 8,5

e) Ponto de Decomposição (oC): ˃100

f) Densidade: 1,0 (g/cm3)

g) Solubilidade em água: 690 g/L (20oC)

1.1. Produção DAP

Figura 1: Produção do DAP a partir da Amônia e Rocha Fosfática

Fonte: Fosfértil

Segundo Santos e Araújo, o ataque do concentrado fosfático com ácido sulfúrico ocorre em reator agitado (para homogeneização do meio reacional e aumento da velocidade de reação), onde é produzido ácido fosfórico 27 a 30% P2O5 e sulfato de cálcio dihidratado (fosfogesso), CaSO4.2H2O, como resíduo (cada tonelada de P2O5 contido no ácido fosfórico gera cerca de 5 t de fosfogesso).

A produção de ácido fosfórico (H3PO4) como principal matéria-prima para fertilizantes advém de dois processos distintos. No primeiro processo obtém-se o fósforo elementar (P) através da redução térmica do fosfato de cálcio em forno elétrico, o qual é posteriormente oxidado e absorvido em água, resultando o ácido fosfórico. O segundo processo, via úmida, é baseado na reação de ácido sulfúrico com o concentrado fosfático, o qual é utilizado para a produção de Fosfato de amônia como o DAP.

A suspensão (35 a 40% sólidos) proveniente do reator, composta de gesso e ácido fosfórico diluído, é bombeada para a etapa de filtração (filtro rotativo), onde é separado o ácido do gesso, que passa por um sistema de lavagem de dois estágios. Do ácido fosfórico filtrado nesta etapa, parte é utilizada como reciclo no reator e o restante segue para etapa de clarificação, sendo posteriormente concentrado. O gesso é raspado por um parafuso de rosca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com