TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Visual No Desenvolvimento De Sistemas

Monografias: Programação Visual No Desenvolvimento De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 2

A programação Visual no Desenvolvimento do Software

A programação visual é um conjunto de técnicas que nos permite organizar formas de uma comunicação visual, é a ‘porta’ de acesso do usuário final a qualquer meio que precisa ser compreendido ou controlado.

O termo programação visual e suas técnicas surgiram em 1919 na escola de Bauhaus, e está empregada em jornais, revistas, outdoors, cartazes, meios eletrônicos, internet, etc.

Ela é utilizada como estímulo cultural e comportamental, principalmente no oferecimento de algum produto ou serviço.

É considerada também como ferramenta de visual de acesso, como um comunicador de ideias verbais com um realce visual que visa propiciar um campo para geração de uma identidade visual ao personalizar a imagem de um produto, serviço ou até mesmo uma empresa.

A programação visual aplicada ao desenvolvimento de software como as interfaces gráficas, a interface do software tem um principal e importante objetivo nesse estudo, porque é através dela que é desenvolvida toda comunicação ou interação feita entre o usuário e o software.

Mas para essa interação seja amigável e segura, alguns métodos e princípios devem ser tomados. Princípios de navegabilidade e usabilidade devem ser pensados e revistos para garantir um melhor desempenho e experiência ao usuário final, neste processo é preciso abordar alguns elementos visuais com o objetivo de enriquecer a interface do software.

A interface de um software é a parte mostrada visualmente para o usuário e é composta por elementos como janela, ícones, formulários, botões dentre outros elementos gráficos, que também é responsável por gerar informações solicitadas pelo usuário.

Sabemos que muitos usuários avaliam um software por sua interface, observando a facilidade de se localizar determinado sessão ou obtendo uma forma fácil e simples de executar determinada instrução. Isso ocorre pelo fato do usuário visualizar somente a parte visual do software, ou seja, apenas o layout. O usuário não tem noção da existência da programação pro trás do layout, que essa é responsável por toda funcionalidade do software.

A programação visual no software visa na definição de sequências de operações e expressões através de elementos visuais como ícones, gráficos, linhas etc. Dessa forma deve-se definir a disposição e arranjo dos elementos no espaço, que pode ser bidimensional ou tridimensional. Essa programação utiliza-se da percepção humana, de forma que quanto mais claras e perceptíveis são as opções de operação do sistema, melhor e mais fácil seria a interação entre usuário e o software. Dessa maneira a usabilidade e posicionamento são características fundamentais em um ambiente de programação visual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com