TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação linear inteira

Por:   •  17/11/2016  •  Artigo  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]Case de Sistemas de Informação

A Fazenda Videiras do Vale localizada na cidade de Petrolina vem passando por problemas que fizeram com que seus gestores apostassem numa reengenharia e decidissem reestruturá-la a partir do planejamento estratégico. Atualmente os processos de classificação e embalagem são realizados manualmente e a fazenda não consegue certificações importantes para a exportação, tais como: Global G.A.P. e BSCI.

Os gestores constataram a necessidade de ter um sistema completo de rastreabilidade para assegurar o controle de informações em todas as fases de produção, do campo até a mesa do consumidor. Entretanto, eles ainda não decidiram qual a melhor técnica de rastreabilidade: QR Code, RFID, código de barras, etc.

Um ponto muito positivo foi o fato de possuírem boas práticas de irrigação e cultivo que já garantem uma boa produção. Eles conseguiram reduzir o uso de água e os impactos ambientais. O resultado são uvas saborosas cultivadas em um sistema de alta produtividade com o uso eficiente dos recursos naturais. Por outro lado, existe a necessidade de constantes treinamentos devido à alta rotatividade de funcionários na fazenda.

Dados da Produção (1ª parte):

Os números da Fazenda Videiras do Vale também apontam para a criação de um planejamento estratégico urgente.

Em relação ao consumo, 95% das uvas são comercializadas no mercado interno e vendidas apenas no Mercado do Produtor de Juazeiro, e 5% a clientes que visitam diretamente a fazenda. A Fazenda Videiras do Vale gostaria de um dia enviar as frutas diretamente às maiores redes varejistas do mundo, como Walmart, Wholefoods, Loblaws (maior rede no Canadá), Tesco, Coop (Escandinávia), Albert Heijn (Holanda), e para grandes distribuidores de frutas, como o Oppenheimer, porém a falta de certificações a impedem de conquistar o mercado externo.

A Fazenda Videiras do Vale está dividida em duas unidades distantes a 50 Km uma da outra. Dados de 2015.

Fazenda Videiras do Vale I

Fazenda Videiras do Vale II

Área Total (ha)

150

20

Área Plantada (ha)

60

5

Área de Reserva Legal + Preservação Permanente (ha)

30

10

Funcionários

50

25

Produção (toneladas)

527

53

Diante dos dados apresentados, o proprietário contratou a sua equipe de consultores para desenhar o mapa estratégico. Ele reforçou que apesar da empresa possuir 10 anos de existência a mesma não havia definido nem a visão e nem a missão.

A fazenda pagou R$ 25.000,00 pelo projeto de estruturação do Planejamento que começa pelo desenho do mapa estratégico a um ex aluno da engenharia de produção da UNIVASF. Você é o novo engenheiro de produção desempregado e que quer mostrar trabalho ao fazendeiro para ser contratado. Você deve começar pelo mapa estratégico usando o Balanced Scorecard através das quatro perspectivas (financeiras, processos internos, pessoas e clientes) e deve incluir a missão e visão. Este mapa deve ser o norteador para todos os objetivos estratégicos da empresa em 2016. É importante que sejam definidos dois objetivos para cada uma das perspectivas.  

_____________

2ª parte:

Parabéns pela contratação e sucesso do planejamento estratégico. A empresa após a reestruturação do planejamento, o proprietário decidiu investir numa análise mais aprofundada dos tipos de uvas a serem comercializadas por um grande comprador na cidade de São Paulo. O comprador avaliou as uvas da Fazenda Videiras do Vale da seguinte forma:

Alternativas de uvas de mesa para seleção.

Alternativas

Itália

Red Globe

Benitaka

Princess

Festival/Superior Seedless

Crimson Seedless

A1

A2

A3

A4

A5

A6

Tabela 2: Critérios e seus respectivos pesos.

Cor

Preço

Tamanho da baga (mm)

Ciclo

Existência de semente

Não existência de semente

Defeitos leves

Boa aparência

Adição de Agrotóxico

Demanda

Pesos

10

10

8

10

10

10

10

8

4

10

Soma

90

Avaliação no visual promethee[pic 2]

Quais cenários futuros você avalia para Fazenda Videiras do Vale?

Qual deveria ser a produção futura de uvas?

_____________________________

3ª parte

A análise através da MCDA deu tão certo que o proprietário da Fazenda Videiras do Vale resolveu lhe nomear a diretor de produção. A análise de MCDA que você fez aumentou a lucratividade em 27% apenas no primeiro semestre de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (445.1 Kb)   docx (388.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com