TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar - Rede De Computadores

Trabalho Universitário: Projeto Integrado Multidisciplinar - Rede De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  4.739 Palavras (19 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 19

1 – Capa

2 - Folha de rosto

3 – Resumo

4 – Sumário

3. Aspectos relacionados à disciplina de GESTÃO DE RECURSOS

PATRIMONIAIS E LOGÍSTICOS:

3.1 Como a empresa administra seus estoques.........................................................................................15

3.2 Identificar os pontos fortes da logística da empresa...............................................................................................16

3.3 Como a empresa controla os seus recursos patrimoniais.........................................................................................18

4. Aspectos relacionados à disciplina de DINÂMICA DAS RELAÇÕES

INTERPESSOAIS.....................................................................................18

1. Descrição da organização escolhida:

1.1 Denominação e forma de constituição;

- Denominação: Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é uma empresa pública subordinada ao Ministério da Fazenda e vinculada tecnicamente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. De acordo com o estatuto aprovado em 30 de abril de 2004, a estrutura organizacional da CAIXA é composta da presidência e onze Vice-Presidências:

Administração de Riscos, Negócios e Serviços Bancários, Transferência de Benefícios, Controladoria, Crédito, Finanças e Mercado de Capitais, Logística e Gestão de Pessoas, Segmentos e Distribuição, Tecnologia da Informação, Ativos de Terceiros, e Desenvolvimento Urbano.

1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização;

A CAIXA foi criada em 12 de janeiro de 1861 pelo imperador Pedro II com a finalidade de conceder empréstimos e incentivar a poupança. O objetivo era tornála o “cofre seguro das classes menos favorecidas”, nas palavras do Visconde de Rio Branco. Seu nome de batismo foi Caixa Econômica Federal e Monte de Socorro.

1.3 Natureza e ramo de atuação;

- Setor de Atividade e Principal negócio: Instituição Financeira - Banco Múltiplo - Intermediação Financeira

1.4 Informações sobre o porte da empresa;

A CAIXA é o maior banco público da América Latina. Os números impressionam: a base de clientes foi expandida em 42% nos últimos dois anos e meio, subindo de 23,1 milhões para 33,6 milhões de pessoas. E mais de 3 milhões de pessoas ingressaram no sistema bancário brasileiro por meio do programa de conta simplificada, a maior ação de inclusão bancária do país.

O volume de depósitos à vista na CAIXA cresceu 16% no período e o de depósitos de poupança 18%, atingindo um saldo de R$ 50,2 bilhões, consolidando a sua posição de instituição líder neste segmento. Entre 2002 e a metade de 2005, o ativo bancário da empresa aumentou 30% – segundo maior ativo entre as instituições financeiras atuantes no Brasil.

Na primeira metade de 2005, a CAIXA obteve o maior lucro semestral de sua história.

Uma das principais razões para esse resultado foi a forte expansão das receitas com operações de crédito, que, desde 2003, tiveram incremento de 101%.

Nesse mesmo ano, a CAIXA foi premiada em quatro categorias pelo Guia Exame, que avalia os melhores fundos de investimento do mercado.

A CAIXA também se destaca quando o assunto é atendimento. Sua rede,a maior do País, abrange todos os 5.561 municípios brasileiros, com mais de 17 mil pontos de atendimento entre agências, lotéricas e correspondentes CAIXA AQUI. E será ainda maior: em 2003, iniciou-se o projeto de instalação de 500 novas agências, das quais mais de 150 já estão funcionando. Quase 3,5 mil novos correspondentes CAIXA AQUI e lotéricas foram instalados nos últimos 30 meses.

E para quem prefere outros canais de atendimento, a CAIXA também oferece terminais eletrônicos, Banco 24h, CAIXA Rápido, débito automático, atendimento telefônico e o Internet Banking CAIXA.

Até mesmo quem está fora do Brasil pode contar com a CAIXA. Desde 2004, os brasileiros emigrados podem utilizar o CAIXA Internacional para fazer remessas de recursos ao país. Firmado em 2005, um convênio com o banco português BCP garantiu ainda mais facilidade nesse processo.

1.5 Número de funcionários;

Número de funcionários registrados: 73.233 empregados efetivos

(referência Março/2007)

Número de funcionários terceirizados: 38.343 empregados vinculados a empresas

terceirizadas (referência: Fevereiro/2007)

Número de estagiários: 11.171 (referência: Fevereiro/2007)

Número de adolescentes aprendizes: 3.588 (referência: Fevereiro/2007)

1.6 Descrição dos principais produtos e/ou serviços;

Desde sua criação, a CAIXA estabeleceu estreitas relações com a população, assistindo suas necessidades imediatas por meio de poupança, empréstimos, FGTS, PIS, seguro-desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais. Também alimentou sonhos de riqueza e de uma vida melhor com as Loterias Federais, das quais detém o monopólio desde 1961.

1.7 Principais mercados e, nos ramos de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes alvo;

Ao longo de sua história, a CAIXA cresceu e se desenvolveu, diversificando sua missão e ampliando sua área de atuação. Hoje,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com