TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar III Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

Por:   •  3/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.781 Palavras (12 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 12

 

 

UNIP Projeto Integrado Multidisciplinar III Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O PROCESSO DE AUTOMAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UNIP TERESINA – PI 2018 

UNIP Projeto Integrado Multidisciplinar III Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O PROCESSO DE AUTOMAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UNIP TERESINA – PI 2018 

Resumo 

O presente projeto vem demonstrar a importância da implantação de um sistema informatizado para a biblioteca comunitária da cidade Várzea Grande do estado do Piauí, para uma melhor organização, registro de usuários e catalogação de livros doados pela comunidade.

A informatização desta biblioteca, ajudará na organização e desenvolvimento educacional das pessoas desta região, principalmente de jovens que não tem acesso a um acervo de livros que possam orientá-los em seus trabalhos escolares, pesquisas bibliográficas, projetos entre outras necessidades acadêmicas e particulares.  

 

Palavras-Chaves: Biblioteca Comunitária, Catalogação, Registro, Banco de Dados.

         


Abstract 

This project demonstrates the importance of implementing a computerized system for the community library of the city of Várzea Grande in the state of Piauí, for better organization, registration of users and cataloging of books donated by the community.

The computerization of this library, will help in the organization and educational development of the people of this region, especially of young people who do not have access to a collection of books that can guide them in their school work, bibliographical research, projects among other academic and private needs.

 

Key-words: Library Community, Cataloging, Registration, Database.


Sumário 1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 5 2 BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ................................................................................ 6 3 PESQUISA E PRÉ-REQUISITOS DO SISTEMA .................................................... 6 

3.1 A NECESSIDADE .................................................................................................. 7

3.2 REQUISITOS DE HARDWARE .................................................................................. 7

3.3 REDES DE COMPUTADORES .................................................................................. 8 3.4 ORGANIZAÇÃO .................................................................................................... 9

3.5 ESCOLHA DA APLICAÇÃO .................................................................................... 10

3.6 O BANCO DE DADOS ........................................................................................... 10

4 IMPLANTAÇÃO.................................................................................................... 11 5 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 14 6 REFERÊNCIAS .................................................................................................... 15 

 

1 INTRODUÇÃO

A invenção do computador e da internet mudou o modo como grande parte da polução mundial absorve conhecimento hoje em dia. Surge então a possibilidade para livre acesso à aprendizagem de novas linguagens, às novas leituras e construções de ideias, à ampliação de vocabulário, pois, ao clicar e ao abrir janelas, pode-se encontrar um número imenso de ideias inovadoras com oportunidade de ampliação de conhecimentos. Atualmente é essencial o uso de um software de gerenciamento nas empresas e/ou qualquer tipo de organização pública ou privada, isso se deve ao fato de haver inúmeras informações a serem armazenadas e a dificuldade desses dados serem organizados manualmente. Diante desse quadro, a utilização de um software de Gerenciamento resulta na exatidão e agilidade nos resultados obtidos, que são de grande importância para qualquer tipo de organização.  

O software implantado trata-se de um sistema que vai gerenciar o acervo de livros doados por moradores à biblioteca comunitária de Várzea Grande, Município localizado no Estado do Piauí. Antes os livros doados eram catalogados em uma planilha de Excel na versão 2007, já obsoleta e com poucos recursos se comparado as versões mais recentes do programa, tornando o processo de gerenciamento de dados defasado e cansativo para o bibliotecário e o usuário. O sistema ajudará a reduzir o tempo gasto em algumas operações, tais como o levantamento total de acervo existente na biblioteca emitido através de relatórios. Além de fazer o controle de usuários, entrada e saída de livros para uma melhor administração, e com isso reduzir o tempo gasto na execução de serviços, também permitirá ao bibliotecário cadastrar acervos, efetuar empréstimos, devoluções e consultas bibliográficas existente, além de ter total controle e eficiência para uma eventual tomada de decisão.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (364.7 Kb)   docx (592.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com