TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Redes

Artigo: Projeto Redes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  1.755 Palavras (8 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 8

Tema: Criação de Banco de Dados para Controle de Estoque Têxtil.

Objetivos: Este projeto tem por objetivo a criação de banco de dados para controle de estoque têxtil, visando criar uma ferramenta ágil e precisa para organização das informações dos produtos, bem como facilitar a geração de relatórios gerenciais para tomada de decisão.

Palavras Chave: Banco de Dados, MER, Relacionamento.

Introdução: (resumo)

Justificativa:

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para este projeto, utilizaremos como fundamentação teórica a pesquisa realizada a partir das obras de quatro autores distintos.

Inicialmente analisaremos algumas ideias de Marco Aurélio P. Dias, focado principalmente nos conceitos, funções e controle de estoques.

Em segundo lugar, descreveremos alguns aspectos do pensamento de Carlos Alberto Heuser focando a tecnologia do Banco de dados.

Em seguida apresentaremos um breve resumo das principais ideias apresentadas por Felipe Nery Rodrigues Machado e Mauricio Pereira de Abreu, iniciando o desenvolvimento de um banco de dados.

E finalmente discutiremos a teoria de Gilda Aché Taveira, apresentando a modelagem dos dados.

Funções e controle de estoques

No Livro Administração de Materiais, o Autor Marco Aurélio P. Dias aborda a função e a importância dos estoques para uma empresa.

“O importante é otimizar o investimento em estoque, aumentando o uso eficiente dos meios de planejamento e controle, minimizando as necessidades de capital para o estoque. Os estoques de produto acabado,matéria-prima e material em processo não podem ser vistos independentemente. Seja qual for a decisão tomada sobre qualquer um desses tipos, ela deverá ter influências sobre os demais.” (MARCO AURÉLIO P. DIAS, 1997, pag.11)

Nota-se que um dos principais objetivos de um estoque é atender com eficiência as necessidades de uma empresa evitando o acúmulo ou falta de material, que em ambos os casos acarretará prejuízo ao seu desempenho. Desta forma o autor alerta para a visão global dos elementos de um estoque, já que eles fazem parte de um processo em cadeia.

“O estoque é necessário para que o processo de produção-vendas da empresa opere com um número mínimo de preocupações e desníveis. Os estoques podem ser de: matéria-prima, produtos em fabricação e produtos acabados. O setor de Controle de Estoque acompanha o nível de estoque e o investimento financeiro envolvido.” (MARCO AURÉLIO P. DIAS, 1997, pag.14)

Aqui o estoque é classificado em três categorias que deverão ser acompanhadas por um setor específico, responsável pela análise de seu fluxo e também pelo auxílio nas tomadas de decisões quanto a possíveis investimentos e qual nível adequado deve ser mantido.

“Existe uma situação conflitante entre a disponibilidade de estoque e a vinculação do capital, que pode ser visualizada no Quadro 2.1. Sob o enfoque de vendas, deseja-se um estoque elevado para atender os clientes. Do ponto de vista financeiro, necessita-se de estoques reduzidos para diminuir o capital investido.” (MARCO AURÉLIO P. DIAS, 1997, pag.20)

Ficaclara a importância de um sistema informatizado para o controle de estoques, para que as decisões sejam tomadas da forma mais equilibrada e eficiente possível, tendo em vista o grande volume de dados e a complexidade de sua manipulação, bem como a variedade de interesses das áreas envolvidas, sendo que quase sempre há conflitos entre elas.

Banco de dados

‘O Banco de dados é o sistema que organiza uma grande quantidade de informações relacionadas a um determinado assunto em determinada ordem.

A lista telefônica é um grande exemplo de banco de dados. Todos os dados que são referentes à mesma pessoa estão na mesma linha, isso é chamado de Registro. O tipo ou categoria da informação (Nome, Telefone, Endereço e etc.) sobre uma pessoa é separado por colunas, na qual chamamos de Campos. No nosso caso mencionaremos sobre estoque.

Todas essas informações são administradas por um SGBDR (Sistema gerenciador de banco de dados relacionais), ele permite que as pessoas examinem as informações de diversas maneiras. Existem diversos SGBDR, como: SQL, MYSQL, DB2, ORACLE. Cada um com sua particularidade.

Na construção de um banco de dados são utilizadas diversas linguagens (linguagem de modelagem de dados) que descrevem os modelos e seus níveis de abstração com diferentes objetivos. Um modelo de banco de dados, de acordo com a intenção do modelador, será descrito em nível de modelagem conceitual e modelagem lógica a fim de otimizar a performance na construção do banco de dados.

Desenvolvimento do banco de dados

• Aconstrução do banco de dados se define em 3 partes:

1. Modelagem conceitual

2. Projeto Lógico

3. Projeto físico

[pic]

Modelagem conceitual.

Concentra-se basicamente em extrair a maior quantidade possível de informações referentes ao banco de dados.

A principio o foco não é o banco de Dado, e sim as estruturas que serão criadas para armazenadas as informações.

Ou seja, é necessário entender todo o ambiente e de para retratar a estrutura do banco.

“Modelo Conceitual= Modelo de dados abstrato, que descreve a estrutura de um banco de dados de forma independente de um SGBD particular. (ALBERTO HEUSER 6ª EDIÇÃO, PAG 25)”.

[pic]

Projeto Lógico do Banco de Dados.

O projeto lógico do Banco de dados, é a segunda fase de criação e tem como objetivo principal, avaliar todo o esquema Conceitual simplificando e otimizando as necessidades do Banco para o usuário. Assim o modelo lógico é dependente do tipo de SGBD que esta sendo usado.

“Modelo Lógico= Modelo de dados que representa a estrutura de dados de um banco de dados conforme vista pelo usuário do SGBD (ALBERTO HEUSER

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com