TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Sara

Artigo: Projeto Sara. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto SARA (satélite e reentrada atmosférica) e os hipersônicos

O projeto sara tem como objetivo desenvolver uma plataforma orbital para experimentos em ambiente de micro gravidade, desenvolver estruturas que possam suportar o severo ambiente de reentrada atmosférica sem serem destruídos pelo calor, possibilitando assim o desenvolvimento de novas tecnologias e a construção de veículos de reentrada mais eficazes e para aeronaves hipersônicas.

O sara suborbital consiste um veiculo de 350 kg, a ser lançado através de um veiculo de sondagem VS-40 modificado, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, com a finalidade de realizar experimentos em micro gravidade, destinada a operar em orbita baixa, a cerca de 300 km de altitude, por um período máximo de dez dias, onde futuramente poderão ser realizados pesquisas nas mais diversas áreas como biologia, biotecnologia, medicina, fármacos etc.

No desenvolvimento de veículos de reentrada, o programa dispõe de quatro veículos, dois suborbitais, e dois orbitais, a sequencia adotada é semelhante à do programa alemão Shefex (sharp edge experimente), destinadas a pesquisas de formas aerodinâmicas para reentrada atmosférica em regime hipersônico.

No primeiro veículos, serão desenvolvidas as tecnologias de eletrônica de embarcada, do modulo para a realização de experimentos e dos sistemas de recuperação através de paraquedas. Dados revelados pelos europeus afirmam que as taxas de falha podem chegar a 20%, o cronograma previa o termino do projeto detalhado para o final de 2009 e a qualificação em 2010.

Os demais veículos do programa são destinado a implementar o controle de atitude em voo e o motor de indução de reentrada, o SARA Orbital, para verificar a capacidade de controle e o ambiente tanto em órbita como na reentrada e, por fim, o SARA Orbital 2, que qualificará o sistema de proteção térmica reutilizável. Essas etapas são necessárias para desenvolver e aprimorar cada tecnologia do projeto.

Deverão voar como experimentos na plataforma Shefex 2, enquanto a capacidade de modelar o ambiente aero termodinâmico e sua averiguação em túnel (Mach 7 a 25) correriam em conjunto com o projeto do veículo hipersônico 14-X do Instituto de Estudos Avançados (IEAv).

Na prática, o SARA vem aperfeiçoando a forma do IAE conduzir projetos, com novas técnicas de gestão e uma nova aproximação da industrial nacional. É um projeto pequeno, porém muito complexo.

A equipe do projeto não tem todas as respostas, mas não tem receio de procurá-las, pois conta com fatores que superam obstáculos: o entusiasmo e a determinação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com