TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de mecatrônica guindaste

Por:   •  27/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

MÓDULO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ADMA SAAR CASSIMIRO        RA: 802422013        Engenharia de Produção

JORGE LUIZ RIBEIRO        RA: 232312012        Engenharia de Produção

ROSELI BOSSOI        RA: 252092012        Engenharia de Produção

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO – TCM

PROJETO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

Dispositivo eletromecânico para içamento de carga

                             

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016


ADMA SAAR CASSIMIRO        RA: 802422013        Engenharia de Produção

JORGE LUIZ RIBEIRO        RA: 232312012        Engenharia de Produção

ROSELI BOSSOI        RA: 252092012        Engenharia de Produção

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE MÓDULO – TCM

PROJETO DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

Dispositivo eletromecânico para içamento de carga

Trabalho de Conclusão de Módulo de Engenharia e tecnologia da Faculdade Eniac, apresentado à disciplina Projeto de Mecatrônica.

Profº. Ms. Sérgio Fernandes de Freitas

Guarulhos

2016

RESUMO

Afim de desenvolver um dispositivo eletromecânico para fazer o içamento de uma peça com massa de 1,5kg no tempo estabelecido de 14 ± 2s numa altura de 500mm a partir da base da peça, utilizando-se conhecimento multidisciplinar adquiridos em sala de aula e durante pesquisas efetuadas, são apresentados nesta monografia a descrição de todos componentes do dispositivo de içamento, como: Motor CC com redução, bateria, correias, cabos, moitão e chave HH, assim como, a memória dos cálculos mecânicos e elétricos.


[pic 2]

  1. Introdução

A utilização de dispositivos de suspensão de carga é extremamente importante para o desenvolvimento do País, pois visa a substituição da força mecânica do homem, força esta bem limitada, através da utilização de um dispositivo com capacidade aumentada.

Afim de desenvolver um dispositivo eletromecânico para fazer o içamento de uma peça com massa de 1,5kg no tempo estabelecido de 14 ± 2s numa altura de 500mm a partir da base da peça utilizando-se conhecimento multidisciplinar adquiridos em sala de aula e durante pesquisas efetuadas. São apresentados nesta monografia a descrição de todas partes do dispositivo de içamento, como: Motor CC com redução, bateria, correias, cabos, moitão e chave HH, assim como, a memória dos cálculos mecânicos e elétricos.


  1. Fundamentação teórica

2.2. História

Desde a antiguidade , o homem busca maneiras de poupar esforços e facilitar seu trabalho. Um dos maiores exemplos dessa concepção é o projeto dos elevadores de cargas mais conhecidos como guindaste, inventado, segundo relatos históricos, na idade antiga pelos gregos ou romanos, pois, não existe dados anteriores a essa época. Os primeiros guindaste eram  movidos por homens ou animais, eram utilizados para construção de muralhas e castelos. Relatos históricos  sobre os guindastes antigos vem dos escritos do arquiteto romano Vitrúvio (século I a.C.) e de Héron de Alexandria (século I d.C.). O mais simples dos guindastes descritos compunha-se apenas de uma única estaca fincada no chão, que era erguida e sustentada por um par de cabos amarrados em sua extremidade superior. Em seu topo, prendia-se a roldana por onde corria a corda utilizada para suspender os materiais. Essa corda era normalmente operada por um molinete fixo num dos lados da estaca, junto à base.

O modelo inicial sofreu diversas transformações a fim de obter-se o melhor resultado, gerando assim variações de modelos e aplicações.

( http://www.mundofisico.joinville.udesc.br)

2.3. Motor CC

Tales, em 641 a.C., descobriu que ao atritar (esfregando) uma peça de âmbar com pano, esta adquiria a propriedade de atrair corpos leves, como pelos, penas, cinzas, etc. Partindo deste principio cientistas e fisicos  estudaram o magnetismo durante seculos e somente em 1886 o cientista alemão Werner von Siemens construiu um gerador que não era necessario a presença  de ímã permanente, justificando assim que a tensão necessária para o magnetismo poderia ser encontrada na rotação do rotor, sendo assim o mesmo provou que a máquina podia se auto-exitar.

Motor DC (Direct Current) ou motor de corrente contínua (CC) traduzindo para o português, é um dispositivo cujo, sua operação e feita pelo aproveitamento das forças de atração e repulsão geradas por eletroímãs e imãs permanentes, ou seja é capaz de converter energia mecanica em energia eletrica ou energia elétrica em mecânica. O funcionamento de um motor DC/CC está fundamentado nos princípios de atração e repulsão dos polos magnéticos, fluxo magnético e indução de tensão elétrica.

( http://www.newtoncbraga.com.br)

2.4. Chave HH

Texto.

2.5. Polia

O homem sempre buscou a simplificação e facilitação de seu trabalho, usando a inteligência, ele criou técnicas, ferramentas e dispositivos mecânicos para tal. Por exemplo, caso necessite elevar uma carga com o uso de uma máquina simples chamada roldana ou polia, necessitando de menor força, em algumas configurações para realizar o trabalho. De acordo com a história Arquimedes foi o primeiro a utilizar esta máquina extremamente simples. Para mostrar o funcionamento Arquimedes demonstrou o funcionamento puxando um navio da frota real grega por apenas um homem, O Rei (www.cienciamao.usp.br).

Polia ou roldana é uma máquina que constitui de uma roda leve que gira em torno de um eixo central, com uma reentrância no perímetro da roda, onde fica alojado o cabo de tração (www.cienciamao.usp.br).

[pic 3]

Fonte: www.cienciamao.usp.br

[pic 4]

Fonte: www.cienciamao.usp.br

A polia pode ser fixa e ter seu eixo preso em um suporte fixo, permitindo a rotação e impedindo o movimento de translação, com a força agindo ne extremo dos fios (www.cienciamao.usp.br).

[pic 5]

Fonte: www.cienciamao.usp.br

[pic 6]

Fonte: www.cienciamao.usp.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (517.4 Kb)   docx (568 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com