TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteção Radiologica

Monografias: Proteção Radiologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

A Descoberta e a Evolução do RX

No ano de 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, usando um dispositivo conhecido como tubo de Crookes e raios catódicos, observou que uma luz sempre funcionava a cada experimento e provou que eram devidos a raios invisíveis e misteriosos, a que chamou de Raio ‘X’.

Aprofundando-se então na natureza da nova radiação, utilizando inclusive a mão de sua esposa como primeira experiência, uma vez que, percebeu que nem todas as matérias eram penetráveis, placas grossas de metal ficavam opacas, enquanto ossos ficavam transparentes.

Logo, a comunidade cientifica começou a investigar o fenômeno para o uso em novas aplicações e entender o que realmente acontecia.

A própria sociedade da época ajudou a criar mitos em relação ao raio ‘X’, chegando a utilizar-se para fotografarem seus esqueletos.

Logo foi descoberto que esse raio ajudava inclusive na diminuição de determinados tipos de tumores cancerígenos.

Em 1901, Roentgen ganhou o prêmio Nobel de Física devido a sua descoberta.

A utilização demasiada e sem o conhecimento profundo, logo levou as pessoas que manuseavam esses aparelhos a desenvolverem doenças.

Percebeu-se então que havia a necessidade de utilização de equipamentos de proteção e segurança para utilização dessas máquinas.

Com o decorrer do tempo foram aperfeiçoando os equipamentos bem como, ajustes na emissão dos raios.

Hoje em dia, com a vasta utilização desses equipamentos e com a tecnologia avançada, a utilização do computador como facilitador na captura de imagens, surgiu uma nova gama de equipamentos de diagnósticos, como: ecografia, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, entre outros.

Esses equipamentos, ficaram mais seguros para o Radiologista que passou a ter um papel fundamental técnico no manuseio dessas máquinas e mais eficientes quanto aos diagnósticos dos pacientes, sabendo-se também, que máquinas de raio ‘x’ são hoje utilizadas, não só para diagnósticos de doenças mas, em outras áreas fora da medicina, inclusive na avaliação de telas de pinturas antigas.

Pode-se dizer que a descoberta do raio ‘X’, gerou um grande impacto positivo e evolutivo para a medicina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com