TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO: TECTÔNICA DE PLACAS

Por:   •  28/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

ENGENHARIA CIVIL

GEOLOGIA GERAL

PROF. MURILO GOMES TORRES

QUESTIONÁRIO 2

TECTÔNICA DE PLACAS

1- Defina Placa Tectônica? Quais os tipos de Placas Tectônicas existentes e qual(ais) tipos de crostas as formam?

As Placas Tectônicas são formadas superficialmente pela Crosta ou Crostas (continental e oceânica ou apenas oceânica) que possui movimentação concernente entre si. É um conjunto de segmentos com limites definidos. Existem dois tipos de Placas Tectônicas: Placas Tectônicas Continentais, que são formadas por Crosta Continental e Oceânica (por exemplo, Placa Africana, Placa da Antártida, Placa Sul Americana, Placa Norte Americana e Placa Euro-Asiática); e Placas Tectônicas Oceânicas, que são formadas somente por Crosta Oceânica (por exemplo, Placa de Nazca, Placa de Cocos, Placa do Pacífico, Placa do Caribe; Placa Filipina; Placa Escócia).

2- Defina ambiente geotectônico? Quais são os tipos de ambientes geotectônicos que podem ocorrer e defina detalhadamente cada um deles?

Os limites entre as Placas Tectônicas são definidos como Ambiente Geotectônico. Existem três tipos de Ambientes Geotectônicos, que são:

I) Ambiente Geotectônico de Abertura ou Acrescional: Está relacionado à separação entre as Placas Tectônicas ou aos limites divergentes. Este tipo de Ambiente forma as Crostas Oceânicas com material vulcânico oriundo do manto, resultado da fusão parcial. O principal aspecto geográfico são as Cadeias Meso-Oceânicas que são montanhas submarinas que acontecem na porção mediana dos oceanos. Em sua porção central concentram-se terremotos e vulcanismo, alto fluxo calórico e grande circulação de fluidos e vulcanismo direto do manto. O vulcanismo provoca o posicionamento do magma formando a Crosta Oceânica e a ampliação do pavimento oceânico. A taxa de expansão da crosta oceânica pode ser medida pela datação isotópica das rochas do fundo oceânico próximas a Cadeia Meso-Oceânica e próximas as bordas continentes. A taxa de expansão do pavimento oceânico varia em função do fluxo calórico de cada ponto da Cadeia Meso-Oceânico, promovendo o aumento ou a diminuição da geração do magma, ocasionando uma maior ou menor velocidade de abertura de Crosta Oceânica.

II) Ambiente Geotectônico de Falhas Transformantes: Ocorrem sempre agregados aos Ambientes Geotectônicos de abertura e formação de Crosta Oceânica. Porém, são ambientes diferentes, mesmo ocorrendo na mesma região. Correspondem também a extensas zonas de fraturas no substrato oceânico. As falhas transformantes posicionam lado a lado duas Placas Oceânicas que pertencem a Placas Tectônicas diferentes, formando um limite paralelo entre elas. Neste tipo de Ambiente não ocorre consumo nem geração de Placas, apenas movimentação paralela entre as placas envolvidas. O espalhamento do pavimento oceânico não é coerente, pois a produção ou geração do magma em cada ponto da Cadeia Meso-Oceânica é diferente, existindo regiões onde há maior e outras com menor produção de magma. A diferença de produção de magma em cada ponto da Cadeia Meso-Oceânica cria entre as regiões de alta e baixa produção de magma, uma quebra da rocha que é denominada de Falha Transformante.

III) Ambiente Geotectônico de Consumo ou de Subducção: Correspondem aos limites correspondentes entre Placas Tectônicas Oceânicas e Continentais e constitui um ambiente Convergente ou Colisivo. O Ambiente Geotectônico de Consumo quer dizer a destruição da Crosta Oceânica, onde a Crosta retorna para o manto. O Ambiente Geotectônico de Subducção constitui na ação da Crosta Oceânica “afundar” por debaixo de outra crosta. Existem três possibilidades de colisão entre as Crostas:

III.I) Crosta Oceânica x Crosta Oceânica: Formação de Arcos de Ilhas Vulcânicas (por exemplo, Japão, Cuba...) e não há Crosta Continental.

III.II) Crosta Oceânica x Crosta Continental: Formação de Margens Continentais Ativas: vulcanismos e terremotos; formação de cadeias montanhosas (por exemplo, Cordilheira dos Andes, Oeste da América do Sul). O acúmulo de sedimentos continentais depositados nas margens continentais forma a Plataforma Continental.

III.III) Crosta Continental x Crosta Continental: Formação de grandes Cadeias Continentais e choques Continentais (por exemplo, a Índia). O Ambiente Geotectônico ocorre no limite da placa.

3- Explique o processo de fusão parcial do manto (lembre-se das células convectivas do manto). Em qual ambiente geotectônico pode ocorrer tal fenômeno?

Os fenômenos magmáticos surgem primordialmente associados a dois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com