TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a diferença entre Lavg, Leq e TWA?

Por:   •  7/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  5.107 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Qual é a diferença entre Lavg, Leq e TWA?

O Lavg é o nível médio de som obtido durante o tempo de execução da medição (amostra), que utiliza como taxa de duplicação q=5dB. Já o Leq é o nível de som medido ao longo do tempo de execução com uma taxa de duplicação de q=3dB.

O TWA é o nível de som constante, que calcula a média do som amostrado em um período de 8 horas. Sendo menor que o Lavg por causa da duração de menos de 8 horas, e igual ao Lavg às 8 horas, crescendo em relação ao Lavg após 8 horas.

  1. EPI para insalubridade ABSOLUTAMENTE ineficaz: por quê?

Não considero o EPI como sendo absolutamente ineficaz, até por que a sua utilização é empregue ao estudo de cada realidade (risco), não estou afirmando que seja auto-suficiente no combate ao risco. Pois devem ter um acompanhamento desde sua entrega, observando seu estado de conservação/validade, treinamento para uso e sua conservação (se for o caso), troca periódica, higienização, testes de verificação, entre outros.

  1. dB e dB(A) são a mesma coisa?

O dB e dB(A) não são a mesma coisa, um dB (decibel) é uma relação entre duas grandezas (escala logarítmica), podendo vir acompanhado por algum sufixo, como por exemplo dBm (miliwatt). Já a ponderação dB(A)  é um filtro padrão das frequências audíveis destinados a reproduzir a resposta do ouvido humano ao ruído, sendo amplamente utilizada nos diversos níveis sonoros.

  1. Anexo I da NR 15 está matematicamente errado: por quê?

Acredito que sim, por causa das faixas pré fixadas de ruído presentes no ANEXO 1, desconsidera a variabilidade desses valores de ruído (entre 80 e 85 dB(A)).

 

  1. Os limites de tolerância entre NR15 e NHO 01 são iguais? Explique.

Não, por causa dos limites de tolerância, por mais que possuem o mesmo tempo limite para pressão sonora (8 horas), porém essa pressão não é constante e não é apresentada em um ambiente controlado. Logo,

o fator de dobra (q) são diferentes e apresentarão resultados diferentes, e a NR15 é mais permissiva quanto à exposição do trabalhador até atingir a dose máxima.

  1. Antes da surdez o ruído causa doenças, amputações, acidentes e mortes: Debata!

O ruído tem como marcador biológico a aferição a audição, porém já é comprovado as outras diversas agressões/doenças que causa ao organismo humano, como alteração hormonal, afeta o efeito dopler, equilíbrio, irritabilidade, concentração, afeta o sono, e essa soma de fatores convergem ao aumento da incidência de acidentes traumáticos, perfuro cortantes, esmagamentos, prensamentos, choque elétrico e demais possíveis em ambientes industriais, doenças cardiovasculares (pressão alta).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com