TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a diferença entre Lavg, Leq e TWA?

Por:   •  6/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Qual é a diferença entre Lavg, Leq e TWA?

O Lavg é o nível médio de som obtido durante o tempo de execução da medição (amostra), que utiliza como taxa de duplicação q= 5 dB. Já o Leq é o nível de som medido ao longo do tempo com uma taxa de duplicação de q= 3 dB.

O TWA é o nível de som constante, que calcula a média do som amostrado em um período de 8 horas. De acordo com a NBR – 15, este valor é igual a 5 dB, porem a NHO – 01 determina que este valor seja igual a 3dB, portanto, quando a taxa de duplicidade (q) é igual a 3, o TWA (ou Lavg) é igual ao Leq.

  1. EPI para insalubridade ABSOLUTAMENTE ineficaz: por quê?

Na minha opinião, o EPI não e absolutamente ineficaz, pois vai depender da forma que for utilizado, além de que a sua eficácia se relaciona com uma serie de requisitos que devem acompanhar a entrega do Protetor Auditivo, tais como: treinamento para uso, troca periódica, higienização, manutenção e em uma gestão mais profunda como teste de vedação. Logo se esses requisitos forem cumpridos, a eficácia será mantida.

  1. dB e dB(A) são a mesma coisa?

Não. O dB é uma relação entre duas grandezas (escala logarítmica), podendo vir acompanhado por algum sufixo, como por exemplo, dBm (miliwatt). Já a ponderação dB(A) é um filtro padrão das frequências audíveis destinadas a reproduzir a resposta do ouvido humano ao ruido, sendo amplamente utilizada nos diversos níveis sonoros.

  1. Anexo I da NR 15 está matematicamente errado: por quê?

Sim, pois ele tem faixas de ruido pré fixadas no Anexo 1, desconsiderando a variabilidade de ruido entre 80 e 85 dB (A).

  1. Os limites de tolerância entre NR15 e NHO 01 são iguais? Explique.

Não, pois o limite de tolerância está relacionado ao tempo máximo de exposição permitido pela NHO O – 01 e NR – 15. Portanto, para a mesma pressão sonora, eles só têm o mesmo limite de tempo em 8 horas. O nível de exposição será igual apenas quando a pressão sonora ocorrer de forma constante e imutável por um período de 8 horas, o que só é possível em um ambiente controlado, como um laboratório. Desta forma, os resultados serão diferentes, pois a NR – 15 é mais permissiva quanto à exposição do trabalhador até atingir o limite máximo.

  1. Antes da surdez o ruído causa doenças, amputações, acidentes e mortes: Debata!

O ruido tem como marcador biológico a aferição da audição, porém já e comprovado que ele causa diversos tipos de agressões/doenças ao organismo humano, como alteração hormonal, doenças cardiovasculares, afeta o efeito doppler, o sono, o equilíbrio, causa irritabilidade, nervosismo, perda de concentração e até mesmo impotência sexual. Essa soma de fatores converge ao aumento da incidência de acidentes traumáticos, perfuro cortantes, esmagamentos, prensamentos, choques elétricos, entre outros, que podem ocorrer em ambientes industriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com